Estudantes de todo o Brasil podem sofrer em breve limitações no direito a pagar meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Um projeto de lei que institui o Estatuto da Juventude, aprovado pelo Congresso Nacional no último dia 9, limita o desconto que atualmente é obrigatório na venda de todos os ingressos a apenas 40% dos bilhetes comercializados. O projeto aguarda a sanção da presidente Dilma Roussef.
De autoria da Comissão Especial de Políticas Públicas para a Juventude, a limitação ao benefício da meia-entrada a 40% dos ingressos prevista no novo estatuto é justificada como uma forma de baixar os valor para quem paga entrada inteira em eventos culturais e desportivos. A argumentação é que a porcentagem permite que os promotores dos eventos tenham um planejamento mais preciso de quanto poderão arrecadar com a venda dos bilhetes.
Organizador de uma festa que tem estudantes universitários como público-alvo, Carlinhos Bicas recebeu com ressalvas a notícia sobre o limite de 40% no número de ingressos com valor de meia-entrada. "Quem vai fiscalizar isso? Os promotores de eventos poderão afirmar que já venderam 40% da bilheteria quando na realidade essa porcentagem pode ser bem mais baixa", alerta um dos idealizadores da festa à fantasia Metamorfose.
Ele revela que o evento recebe um público estimado entre cerca de 20 e 30 mil pessoas a cada edição. "Cerca de 90% desse total são estudantes que pagam meia-entrada. Preferimos trabalhar com ingressos pela metade do preço e ter um público selecionado do que vender todos no mesmo valor e correr o risco de atrair pessoas que podem ir à festa com outros intuitos que não sejam apenas se divertir", diz.
Bicas afirma que o preço do ingresso inteiro não deve cair se as regras do Estatuto da Juventude forem aprovadas. "Quem trabalha com evento já pensa nessas margens de desconto e se programa para cobrir as despesas mesmo oferecendo esse benefício. Se, por exemplo, o ingresso custa R$ 20 para estudantes e R$ 40 a inteira, os grandes eventos costumam oferecem o benefício da meia-entrada a todos que comprarem ingresso antecipado e doarem um quilo de alimento. É uma estratégia que tem dado certo", exemplifica.
Já Marcelo Domingues, organizador do Demo Sul, festival de música independente que acontece anualmente em Londrina, é favorável ao limite de 40% na venda de meia-entrada. "Recebemos a cada edição um público médio de 20 mil pessoas e 70% dos pagantes são estudantes que pagam meia-entrada. Acho que essa determinação do Estatuto da Juventude vai dar mais clareza a essa polêmica. Atualmente existe muita dúvida, pois cada Estado estabelece uma porcentagem de vendas de ingressos com desconto para estudantes", argumenta.
Domingues acredita que a limitação não afetará o volume do público nos eventos. "Quem realmente tem interesse vai ter que se acostumar a comprar o ingresso com antecedência para garantir a cota de desconto. Hoje em dia todo mundo chega na portaria exigindo meia-entrada e isso acaba colocando em risco a segurança dos eventos, pois os organizadores não têm como prever a quantidade de pessoas que estarão neles", avalia.

Leia também:

Estudantes se mobilizam contra o projeto