Ciclo do café deixou não só influências econômicas, mas culturais: famílias e instituições cresceram e se multiplicaram à sombra dos cafezais
Ciclo do café deixou não só influências econômicas, mas culturais: famílias e instituições cresceram e se multiplicaram à sombra dos cafezais



Responsável pelo desenvolvimento econômico de Londrina na época de colonização do município, o café volta a ganhar destaque na cidade. O Museu Histórico promove a 4ª edição da Semana do Café, que será aberta nesta quarta-feira (24) e prossegue até domingo. Shows musicais, exposições, contação de histórias, performance teatral e atividades gastronômicas fazem parte da programação do evento realizado em parceria com a Associação Rota do Café.

A Semana do Café tem como objetivo valorizar a identidade brasileira por meio da cafeicultura e do turismo, além de promover a Rota do Café enquanto produto turístico e patrimônio regional do Norte do Paraná. O evento também pretende incentivar e apoiar empreendimentos ligados à cadeia produtiva do turismo, democratizar opções culturais e de entretenimento a toda comunidade. "Neste ano o público terá a oportunidade de ter uma experiência sensorial que permitirá reconhecer vários tipos de café e poderá várias etapas da produção do grão, como a abanação e a torragem do café. Além disso, contaremos com a tradicional feirinha de produtos gastronômicos produzidos com café. Temos ainda três exposições em cartaz no museu, todos ligadas ao café: a exposição da plataforma ferroviária; a exposição de longa duração sobre a colonização de Londrina e outra com desenhos produzidos pelo grupo Urban Sketchers", destaca Regina Célia Alegro, diretora do Museu Histórico.

Imagem ilustrativa da imagem A outra cultura do café
| Foto: Fotos: Anderson Coelho



A abertura das atividades acontece na mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Café. Uma apresentação da Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio, programada para esta quarta-feira (24), às 19 horas, marca o início de uma série de atrações gratuitas que serão realizadas até domingo. Na quinta-feira, às 9 horas; tem contação de histórias com a Cia. Kiwi de Jaqueta. Às 10 horas haverá a performance teatral "Chegada do Trem", encenada pelo ator Rafael Garcia, que volta a se apresentar às 15 horas. A agenda do dia termina às 20 horas, com o lançamento do livro "Othonio Benvenuto: Compassos de uma Vida", de autoria de Jorgisnei Resende.

Na sexta-feira, às 10 horas, o ator Rafael Garcia volta a apresentar a performance teatral "Chegada do Trem". Às 14h30, tem Oficina de Desenho com Café, ministrada por Patrick Rocha. E às 19h30, está programado o lançamento do livro sobre jogos "Game Studies All Over The Place – Videogames and Gamer Identities", escrito pelo professor e pesquisador canadense Tamer Thabet.

Imagem ilustrativa da imagem A outra cultura do café



"No fim de semana, as atividades serão intensificadas com atrações para todas as faixas etárias realizados durante o dia todo, a partir das 9 horas", salienta Regina. Entre as atrações de sábado está uma amostra do processo de torragem de café agendada para às 10 horas. Coquetelaria à base de café (14h30); contação de histórias com Vanessa Nakadomari (16h) e apresentação do Grupo de Acordeão Evelina Grandis (18h). No domingo, acontecem várias oficinas gastronômicas com café, iniciando com Shiitake ao Molho de Café (10h); Café Gourmet (14h30) e Molho de Café e Hortelã (16h).

SERVIÇO
4ª Semana do Café
Quando - De quarta-feira (24) a domingo (28)
Onde – Museu Histórico de Londrina (R. Benjamin Constant, 900)
Entrada gratuita