VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Folha 2
29/06/2008

A lista dos 10 mais

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois
Arnold Scharzenneger, quem diria, não é o maior matador do cinema
Arquivo Folha
Ana Maria Braga fez a lista dos 10 jogos de videogames mais legais

Se você pudesse escolher os dez melhores jogadores de futebol de todos os tempos, sua lista não seria a mesma que a do seu amigo. A mesma coisa aconteceria se pudesse listar as dez mulheres mais bonitas ou os dez jogos de videogame mais legais. Algumas são incontestes como as dez maiores cidades brasileiras. Outras, nem tanto.
PUBLICIDADE

Os autores do ''Almanaque Anos 80'', Luiz André Alzer e Mariana Claudino, ambos apaixonados por listas, foram à campo e levantaram 250 listas curiosas como, por exemplo, as dez maiores palavras da língua portuguesa ou os dez discos mais vendidos no Brasil. O resultado é o livro ''Os 10 Mais - 250 rankings que todo mundo deveria conhecer'', da Editora Agir, lançado amanhã este mês.
O livro conta também com listas feitas por celebridades. Algumas são bem polêmicas, como os dez jogos de videogames mais legais, feita por Ana Maria Braga. ''Foi ela quem quis fazer, a gente nem sabia que ela gostava'', diz Alzer.
Em primeiro lugar, Ana Maria Braga aponta o jogo Ratatouille. Antes mesmo de ser lançada a lista já causava polêmica entre os gamers. ''O legal de listas como essas é justamente causar essa discussão toda'', completa Mariana.
Há ainda a lista das coisas mais assustadoras feitas por José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Para ele, não tem nada mais assustador do que um cadáver em decomposição ou o ato de afogar a cabeça de alguém em uma tina com mais de três mil baratas.
As curiosidades não acabam por aí. Quem poderia imaginar, por exemplo, que o maior matador em filmes de Hollywood não é o exterminador do futuro, Arnold Schwarzenegger, e sim o loirinho Dolph Lundgren, que ceifou a vida de 662 pessoas? Arnold fica atrás com ''apenas'' 538 mortes no cinema.
Nelson Piquet fez uma lista com os dez maiores pilotos de Formula 1, mas ele não cita seu próprio nome e Ayrton Senna ocupa o modesto quarto lugar. Para Alzer, a lista mais difícil de ser feita foi a dos dez discos mais vendidos do Brasil, com ''Músicas para Louvar o Senhor'', do Padre Marcelo Rossi, em primeiro. ''Muitas gravadoras foram vendidas, vários arquivos se perderam e não existe um órgão que tenha as informações consolidadas.'' Outra que deu bastante trabalho foi achar a maior palavra da língua portuguesa. ''Procuramos nos dicionários Houaiss e Aurélio e nada. Achamos a palavra pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico em um dicionário médico'', diz. Ela possui 26 letras e é relativa a uma doença pulmonar aguda causada pela aspiração de cinzas vulcânicas.
Mas, como listas são feitas para criarem polêmica, Alzer e Mariana dão ao leitor a oportunidade de publicar sua própria. Para isso, basta acessar o site www.os10maisnaweb.com.br. Depois a editora imprime o livro com o nome do ''leitor-autor'' na capa.

Os mais matadores
1. Dolph Lundgren - 662 pessoas
2. Arnold Schwarzenegger - 538
3. Harrison Ford - 508
4. Chuck Norris - 455
5. Sylvester Stallone - 449
6. Mel Gibson - 421
7 . Steven Seagal - 420
8. Clint Eastwood - 396
9. Charles Bronson - 377
10. Jean-Claude Van Damme - 328

As novelas mais longas
Na TV, as novela são imbatíveis. O livro listou as 10 mais longas da história. A primeira colocada ficou no ar três anos, de 66 a 68.
1. Redenção (TV Excelsior) - 596 capítulos
2. Os Imigrantes (Band ) - 459
3. O Machão (Tupi) - 371
4. A Grande Mentira (Globo) - 341
5. Irmãos Coragem (Globo) - 328
6. Nino, o Italianinho (Tupi) - 307
7. Beto Rockfeller (Tupi) - 298
8. As Pupilas do Senhor Reitor (Record) - 279
9. Algemas de Ouro(Record) - 275
10. Mandacaru (Manchete) - 259
Felipe Branco Cruz
Agência Estado
NOTÍCIAS RELACIONADAS
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO

Entrevista com Drummond

CD traz 90 minutos de conversas do poeta com a filha Maria Julieta

As muitas vidas de Valêncio Xavier

Aos 75 anos, escritor radicado em Curitiba ganha cinebiografia, adaptação de sua obra para as telonas e versão de seu livro mais famoso para teatro

Na torcida pelo quadrinho paranaense

Troféu HQMix, o mais importante da nona arte nacional, celebra bom momento no Estado com indicação recorde de autores e homenagem

Irene por inteiro

Atriz fala sobre seu novo personagem no teatro, faz críticas aos reality shows e mostra jogo de cintura para resolver problemas

Celia Musilli - O dia em que acordei em Tóquio

Ao ver tantos olhos puxados, pensava: desembarquei no Japão sem nunca ter pisado num trem-bala

PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados