Depois de dois meses de programação intensa da segunda edição do "Cozinha & Sabor", projeto de gastronomia promovido pelo Grupo Folha de Comunicação, é chegada a reta final e hora de conhecer os nomes dos grandes vencedores. Na primeira fase, treze estabelecimentos de Londrina e região participaram do concurso "Comida de Buteco", em que o público pode apreciar os quitutes tipicos de bares. Já na segunda fase, nove restaurantes participaram do concurso "Festival Gastronômico", quando o público pode provar as receitas elaboradas por esses locais. Ao final de cada fase, os três estabelecimentos mais votados pelo público, por meio de um aplicativo, foram selecionados para a grande final.

Confira os pratos participantes:

A grande final do Festival
A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival A grande final do Festival



Final, esta, que ocorre no dia 15 de dezembro em evento promovido na Menu Escola de Gastronomia. Na ocasião, os finalistas, com seus respectivos chefs, terão de preparar os pratos em tempo real para que uma comissão formada por especialistas da área escolham o prato vencedor de acordo com alguns critérios estabelecidos em regulamento. As receitas dos bares e restaurantes foram escolhidos pelos estabelecimentos por serem pratos famosos ou com grande aceitação dos clientes. Os nomes dos vencedores serão anunciados logo em seguida.

"O concurso desse ano do Cozinha & Sabor movimentou bares e restaurantes de Londrina, mostrando uma gastronomia variada e pratos deliciosos. Além disso, tivemos a novidade de um concurso voltado para o atendimento, valorizando a figura do garçom. Tudo isso movimentou muito as votações, que foram bem expressivas pela participação e superou as expectativas. O concurso era realizado numa etapa de 6 meses. Esse ano, realizamos em menos de 3 meses, o que o deixou mais dinâmico", comemora a coordenadora de projetos Carine Grosko.

Imagem ilustrativa da imagem A grande final do Festival



NOVIDADES - Além dos concursos, a edição do Cozinha & Sabor deste ano trouxe novidades. Pela primeira vez, os garçons que trabalham nos estabelecimentos participantes do concurso tiveram a oportunidade de participar do prêmio "Atendimento nota 10 - O Garçom é a Estrela". No mesmo esquema de votação, o público escolheu o profissional que mais o agrada. O nome do mais votado será anunciado em grande evento que acontece no próximo dia 13 de dezembro, no piso superior do Boulevard Londrina Shopping. Neste dia, o público poderá, ainda, participar gratuitamente de uma aula show de gastronomia com a chef Ana Paula Lopes, da Menu Escola de Gastronomia.

Neste dia, a chef irá preparar dois pratos ao vivo: um galantine de frango recheado de queijo gorgonzola e damasco e uma farofa de vegetais. "Aproveitando a proximidade das festas de fim de ano, pensei em mostrar que podemos transformar ingredientes simples e acessíveis em um prato sofisticado. É uma forma de unir sabor e apresentação", explica Ana Paula. A receita em questão é um frango desossado que, após preparo e recheio, é enrolado de forma que pode ser servido em fatias. Técnica que pode, inclusive, ser usada com outros tipos de carnes. "Uma opção elegante e diferente da tradicional ave assada."

Em meio a essa grande movimentação dos concursos, houve, ainda uma palestra com o sommelier de vinhos Máximo Leontini, que, em evento para convidados, ensinou como harmonizar a bebida com diversos tipos de pratos. No dia 22 de dezembro, como encerramento do projeto, circulará na edição da Folha de Londrina o Guia Gastronômico Cozinha & Sabor, com matérias especiais e uma ampla lista de estabelecimentos de Londrina e região. Lembrando que, quem baixou o aplicativo, também teve acesso a um guia com endereço, telefone e cardápio de mais cinquenta opções de lugares espalhados pela cidade.