O FILO (Festival Internacional de Londrina), que segue com a programação até o dia 27 de agosto (www.filo.art.br), além do teatro, contempla outras artes que flertam com a dramaturgia em seu rol de espetáculos, como dança e música. Nesta segunda-feira (21), o público poderá assistir ao trabalho dos coreógrafos Edmond Russo (de origem italiana) e Shlomi Tuizer (de origem israelense), que propõem um trabalho sobre as relações sociais. "The State", da companhia francesa Affari Esteri, será apresentado às 19h, no Teatro Mãe de Deus.

O nome remete a "De Staat", do músico holandês Louis Andriessen, inspirada no minimalismo americano dos anos 60-70, com um estilo expressivo e lírico influenciado por Ígor Stravinsky, compositor, pianista e maestro russo, considerado um dos compositores mais importantes e influentes do século XX. A peça também é baseada nos diálogos de "A República", de Platão. A dupla construiu uma coreografia calcada numa linguagem escrita, precisa e ritmada.

Em cena, os cinco intérpretes da companhia constituem o que chamam de microcosmo, no qual eles tentam encontrar as dinâmicas necessárias para uma coabitação harmoniosa. Na segunda parte do espetáculo, o público é direcionado a um estado de pacificação que contrasta com a energia da primeira parte, apesar da música rock do grupo Elysian Fields. Há, então, uma passagem de um universo a outro que questiona a vontade de mudar de lugar, de transformar a gravidade e a medida em uma sensação de impulso, de suspensão.

FILO 2017
The State com Affari Esteri (França)
Quando: Segunda-feira (21), às 19h
Onde: Teatro Mãe de Deus (av Rio de Janeiro, 700)
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Ingressos à venda na bilheteria do FILO no Royal Plaza Shopping (Rua Mato Grosso, 310) e pelo site www.filo.art.br