Black Diamonds: uma das bandas que se apresentavam ao vivo em programas de TV, nos anos 60, mostrando a força do rock local e regional
Black Diamonds: uma das bandas que se apresentavam ao vivo em programas de TV, nos anos 60, mostrando a força do rock local e regional | Foto: Divulgação



A exemplo do que aconteceu em todo o País, a Jovem Guarda virou uma febre entre os londrinenses. O movimento cultural comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderlea influenciou toda uma geração e foi responsável pela chegada do rock da cidade. A época do iê, iê, iê londrinense será relembrada neste final de semana com a estreia do curta-metragem "Juventude em Brasa". Em caráter documental, a produção narra a trajetória das primeiras bandas que surgiram na cidade a partir da década de 1960 e terá suas primeiras exibições ao público neste sábado (16), das 19 às 23 horas, na sala de eventos do Cedro Hotel.

Dirigido pelo jornalista Teixeira Quintiliano e produzida pela produtora 15 Frames, o curta-metragem investiga o surgimento e a evolução do rock na cidade explorando o contexto de produção, as características, os fatos e curiosidades relacionadas às principais bandas, músicos e personagens do gênero no interior do Norte do Paraná. "O filme conta com 33 entrevistas e apresentações de integrantes de bandas da cidade e radialistas que participaram do movimento na cidade impulsionado pelo sucesso dos ídolos da Jovem Guarda", afirma o diretor.

Segundo ele, a faísca desta explosão cultural foi o programa Festival de Rock, apresentado em Londrina por Jurandir Panza em 1961. A partir dele surgiram outros apresentadores, com programas que tocavam músicas da Jovem Guarda e de astros internacionais do rock, como Célio Alves de Lima, considerado o mais influente, Álvaro Dias, Valduir Pagani, José Makiolke, Luciano Musetti e Antenor Ribeiro. Estes radialistas fizeram a cabeça dos adolescentes londrinenses, que nos bastidores dos auditórios das emissoras formaram as primeiras bandas.

Quintiliano salienta que em 1966, o agitador cultural Oswaldo Diniz criou o programa Ala Jovem na TV Coroados e abriu espaço para os "conjuntos" de rock se apresentarem ao vivo. Nomes como Os Inajás, Brights, Tigers, Rebels, Black Diamonds, Falcões, Magnatas, Peckers, The Pipers, Os Gêmeos, Juniors, Londrinos, Pops, Batstones, Flintstones, Regina Célia, Edna Rossi, Nilsa Catai e Ruy Rosário passaram a animar as tardes de sábado na televisão local e se tornaram as atrações dos bailes nos clubes da cidade. "Essas bandas e artistas, em sua maioria, não compuseram repertório próprio e tiveram duração efêmera, mas foram fundamentais para soprar novos ares e provocar uma verdadeira revolução musical no interior do Paraná. Esses artistas fizeram tanto sucesso naquela época que eram parados nas ruas para atender aos fãs com pedidos de autógrafos", salienta.

"Juventude em Brasa" integra uma série dividida em cinco curtas, de acordo com as respectivas gerações de 1960, 70, 80, 90 e 2000. O diretor da série destaca que o projeto foi concebido a partir da leitura de livros publicados por dois autores londrinenses, "Ala Jovem – Retratos de um Movimento", de Ricardo Abe, e "Na Boca do Bode – Entidades Musicais em Trânsito", de Fabio Henriques Giorgio. "Essas obras foram fontes fundamentais e serviram de base para nos aprofundarmos no tema", ressalta.

Os curtas-metragens da série serão exibidos em festivais, salas de cinema, centros culturais e espaços dedicados ao entretenimento em todo o Brasil e, posteriormente, serão disponibilizados on-line, para museus, bibliotecas e vilas culturais. "Iniciamos esse trabalho de produção em 2008 e devemos lançar o segundo curta-metragem, focado na década de 1970, no primeiro semestre do ano que vem. No site www.acordesencarnados.com.br o público poderá conferir mais detalhes sobre os documentários e também o cronograma das futuras exibições", finaliza Quintiliano.

Na estreia deste sábado (16), além das exibições do documentário, a partir das 17 horas o público poderá curtir a discotecagem especial sixties em vinil de Rods Amadeu e conferir os LPs dos expositores da Londrinil e Clube do Vinil de Maringá.

Serviço:
Exibição do documentário 'Juventude em Brasa'
Quando – Sábado (16), a partir das 17 horas
Onde - Sala de Eventos do Cedro Hotel (Avenida JK, 200)
Quanto – R$ 5 ou 1 Kg de alimento não perecível