Imagem ilustrativa da imagem Vivendo e aprendendo a jogar
| Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Em vantagem e com o apoio de sua torcida, tricolor pode até perder por um gol de diferença que fica com o título


Porto Alegre - A decisão da Copa do Brasil entre Grêmio e Atlético Mineiro marca nesta quarta-feira, às 21h45, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, a retomada do futebol brasileiro depois de sua maior tragédia: o acidente aéreo ocorrido no dia 29 de novembro nos arredores de Medellín, que matou 71 pessoas entre jogadores e integrantes da comissão técnica da Chapecoense, além de jornalistas e tripulantes do voo da LaMia. O clima ainda é de consternação e o jogo também terá diversas homenagens.
Hoje, os dois times vão colocar o escudo da equipe catarinense nos uniformes - a bola também terá a logomarca. Árbitro e auxiliares vestirão camisas verde, com o emblema da Chapecoense. E, na entrada dos jogadores no campo, bandeiras de ambos os clubes, da Chapecoense, do Brasil e da Colômbia serão levadas ao gramado.
Na arquibancada, a torcida gremista vai abrir a camisa gigante que os torcedores da equipe de Santa Catarina leva aos jogos na Arena Condá - são esperadas 55 mil pessoas no estádio. Os mascotes dos clubes usarão camisas diferentes, com a frase "Força, Chape". Crianças entrarão com camisas brancas com os mesmos dizeres.
O minuto de silêncio também será diferente, com toque militar. Ao mesmo tempo, um videoclipe com imagens da Chapecoense será exibido nos telões, sem som. Os jogadores ficarão perfilados no centro do campo, alternadamente, junto com representantes da imprensa, maneira encontrada de homenagear os jornalistas mortos na queda do avião.

MÃO NA TAÇA
O time gaúcho está bem próximo da conquista da Copa do Brasil. Venceu a partida de ida, por 3 a 1, e pode perder por até um gol de diferença que será campeão - na decisão não vale o "gol qualificado". Caso o Atlético vença por vantagem de dois gols, a decisão do título será nas penalidades.
Renato Gaúcho mantém o time da vitória no estádio do Mineirão, com exceção do atacante Pedro Rocha. Suspenso por ter sido expulso em Belo Horizonte, ele será substituído por Everton.
O time mineiro não joga a toalha. O técnico Marcelo Oliveira foi demitido após a derrota no primeiro jogo, o ex-gremista Roger Machado só assume no ano que vem, mas o interino Diogo Giacomini conseguiu melhorar o astral do grupo.

Em Porto Alegre

GRÊMIO - Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Everton; Luan. Técnico: Renato Gaúcho.

ATLÉTICO-MG - Victor; Marcos Rocha, Erazo, Gabriel e Fábio Santos; Donizete, Júnior Urso, Rafael Carioca e Maicosuel; Robinho e Lucas Pratto. Técnico: Diogo Giacomini (interino).

ÁRBITRO - Luiz Flávio de Oliveira (Fifa/SP)

HORÁRIO - 21h45

LOCAL - Arena Grêmio