São Paulo - Com o tetracampeonato mundial garantido desde o dia 27 de outubro, quando venceu o GP da Índia, Sebastian Vettel chega ao Brasil para disputar a última corrida desta temporada, no próximo domingo, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, em busca de novos recordes. Atrás de sua nona vitória consecutiva, ele espera triunfar novamente na prova que qualificou como "louca", ontem, pelas exigências e alternativas que proporciona aos pilotos.
Embora tenha subido ao topo do pódio nas últimas oito corridas e acumulado 12 vitórias em 18 etapas realizadas neste ano, o alemão da Red Bull mostrou que não espera ter as mesmas facilidades que exibiu, por exemplo, no GP dos Estados Unidos, no último domingo, quando ganhou de ponta a ponta.
"Essa corrida é sempre louca. Ela tem atualmente uma volta muito curta e é muito difícil ultrapassar em Interlagos", disse Vettel, para depois apontar outra exigência provocada pelo traçado da pista paulistana. "A prova é longa, com mais de 70 voltas, e te coloca um monte de carga em seu pescoço por causa das curvas longas para esquerda, então a força centrífuga te puxa para uma pouco familiar direção anti-horária", completou.
Mas, apesar das dificuldades, o fato é que Vettel correrá como grande favorito e tem grandes de conquistar neste domingo a sua nona vitória seguida na F1, o que apenas o italiano Alberto Ascari conseguiu fazer até hoje, emendando uma sequência de nove triunfos entre os anos de 1952 e 1953. Ganhar no domingo também significará igualar outro recorde, que pertence a Michael Schumacher, dono do maior número de vitórias em uma só temporada, com as 13 obtidas no campeonato de 2004.
O alemão, entretanto, assegura que não trata a busca de recordes como uma obsessão, embora tenha festejado o fato de que se tornou o primeiro piloto da história da F1 a ganhar oito provas consecutivas em um único ano. "É fenomenal, difícil de compreender. É um dos recordes que eu pensava que iria permanecer para sempre. Eu não entro no carro pensando em recordes, mas sim em me divertir. Adoro pilotar", destacou.
Equipes
Começou oficialmente ontem a preparação das equipes para o GP do Brasil. Pela manhã, foi iniciado nos boxes do autódromo o trabalho de montagem dos carros e de toda a estrutura operacional para dar suporte à disputa da prova.
Os mecânicos se ocuparam inicialmente em retirar todos os equipamentos e organizar os boxes. Na sequência, já passaram a montar os carros, que vão para a pista somente na sexta-feira.