A Unopar Londrina encara hoje sua primeira grande decisão na Liga Nacional de handebol masculino. O time londrinense vai a Taubaté (SP) enfrentar os donos da casa num confronto direto que vale muito para as duas equipes. O duelo, válido pela última rodada da primeira fase, começa às 20 horas, no ginásio CEMTE, em Taubaté.
Quem vencer hoje à noite fica com a terceira posição do torneio nacional, pois diferente de anos anteriores não haverá decisão do terceiro lugar. De quebra, o vencedor garante também vaga no Campeonato Pan-Americano de Clubes do ano que vem e o incentivo do programa Bolsa Atleta do Governo Federal (R$ 900,00/mês para cada jogador inscrito na Liga Nacional 2013), benefícios estes que apenas os três primeiros colocados da Liga Nacional deste ano terão.
"É o jogo mais importante para a nossa equipe, tem muita coisa em disputa", resumiu o armador Rodolfo Ciborg. Com um ponto a mais na classificação geral (7 contra 6), os paulistas ocupam a terceira posição e têm a vantagem do empate.
E, para reverter esta situação, a equipe dirigida pelo técnico Giancarlos Ramirez terá que derrubar um pequeno tabu. Nos últimos três jogos contra o adversário desta noite, o time londrinense não venceu nenhum. E não é só isso. Há pelo menos três temporadas, os paulistas ameaçam o lugar da Unopar no grupo dos três melhores times do Brasil, ao lado de Pinheiros e Metodista. No ano passado, o Taubaté venceu o Londrina na decisão do terceiro lugar do campeonato nacional. O último encontro aconteceu na decisão do 5° do Pan de Clubes deste ano, realizado em Londrina. Por tudo isso, Ciborg admite um certo incômodo com o rival. "Tá na hora de reverter isso", cobrou.
E a receita para tentar acabar com o domínio rival já está na ponta da língua. "Vamos precisar de muita paciência no ataque e disciplina tática, pois a equipe deles marca muito, tem uma defesa chata, que usa muito força física. Não adianta querer bater de frente, temos que ser inteligentes para abrir os espaços e finalizar bem as jogadas", disse Ramirez. "Eles marcam muito forte, vamos precisar de muita paciência", repetiu Ciborg.
Pelo terceiro jogo consecutivo, o armador central Léo será desfalque. O jogador voltou a sentir dores no joelho direito no treino de ontem e Ramirez optou por poupar seu capitão para as semifinais. Assim, Bruninho será o responsável pela armação das jogadas.
Se ficar na terceira posição, o adversário da equipe londrinense nas semifinais será a Metodista, atual vice-líder. Caso termine na atual quarta posição, o time de Ramirez encara o Pinheiros, atual bicampeão da Liga Nacional. Independente do rival, o primeiro jogo acontece em Londrina, no dia 22 de novembro.