O visitante vai se emocionar com um painel que expõe as formações dos quatro títulos estaduais (1962, 81, 92 e 2014) e fotos históricas
O visitante vai se emocionar com um painel que expõe as formações dos quatro títulos estaduais (1962, 81, 92 e 2014) e fotos históricas | Foto: Gustavo Carneiro


Depois de duas inaugurações adiadas e de quase um ano de expectativa, o Londrina finalmente abre as portas do seu Memorial neste sábado (16). A solenidade oficial de abertura do espaço, que levará o nome de Edson Henrique dos Santos, será às 9h, no estádio VGD.
Logo após a inauguração, o local estará aberto para os visitantes e o Londrina promete realizar várias atrações durante todo o dia no VGD, como jogos com ex-atletas, garotos das escolinhas e até entre torcedores. O evento terá ainda barracas de comidas e bebidas, venda de produtos oficiais e atividades recreativas.
"Jamais pensei que ia acontecer uma coisa dessas. Será uma das mais marcantes da minha vida até por saber que irei perpetuar meu nome na história do clube. Não tenho palavras para agradecer", afirmou Edson Henrique dos Santos, administrador do VGD há 30 anos.
O Memorial possui uma sala principal e outras duas anexas. Está decorado com painéis nas paredes que contam a história do LEC ano a ano desde a sua fundação, em 5 de abril de 1956. Além da exposição de dezenas de troféus, há um espaço para homenagear os jogadores do clube convocados para a seleção brasileira e também um relatando a fase SM Sports, iniciada em 2011.
O visitante vai se emocionar com um painel que expõe as formações dos quatro títulos estaduais (1962, 81, 92 e 2014), fotos antigas e históricas, como a primeira do clube no ainda não inaugurado estádio do Café, em 1976, e com objetos como as bolas das finais de 1981 e 1992 e as luvas do lendário Neneca.
"Procuramos harmonizar o material que o clube tinha com as doações que recebemos com o ambiente. Ainda há muita coisa que não foi possível expor em razão do nosso espaço físico e tenho certeza de que com este Memorial muitas outras doações vão chegar ao clube a partir de agora. É bom que logo o Londrina terá que aumentar este local", apontou Elenice Mortari Dequêch, voluntária que auxiliou o Londrina na montagem do museu.
Em um dos ambientes do Memorial foi recriada uma arquibancada de estádio de onde o visitante poderá acompanhar de um telão jogos, gols e momentos inesquecíveis da história alviceleste. "A história do Londrina não pode ser perdida e precisa ser mostrada. Os momentos bons, os ruins e como o clube sobreviveu até aqui. É o início de uma nova grande história que ainda terá muitas outras coisas para ser contada", ressaltou o presidente Claudio Canuto.

Visitação
O Londrina promete trabalhar com agendamento para que grupos de pessoas conheçam o Memorial e quer incluir o local no tour realizado pelas escolas do município. "Se uma ou outra pessoa quiser conhecer vamos abrir, mas a ideia é com o agendamento sempre ter um especialista para receber e falar sobre a história do Londrina", explicou Canuto. "O nosso foco principal serão as escolas. Queremos incluir o Memorial no roteiro turístico da cidade e fazer daqui um ponto de visitação destas crianças".
Levar a história alviceleste e fazer as novas gerações se apaixonarem pelo clube é o que realmente quer o guardião do VGD. "Que o memorial sirva para mostrar o que foi e o que é o Londrina para que estas crianças aprendam a gostar do clube e também façam parte da sua história", ressaltou Edson Henrique.