"O xadrez pode ser praticado desde de uma criança de três anos até um senhor de 100". A frase do enxadrista e professor Tiago de Almeida revela os inúmeros benefícios do xadrez. Na prática, a modalidade agrada e atrai a todas as faixas etárias.
O pequeno Gabriel, de apenas 4 anos, se encanta quando senta a frente do tablado e começa a movimentar os peões, os cavalos, as torres, a rainha e o rei. "Ele começou há quatro meses e foi uma recomendação da professora. Ele adora e tem muita facilidade em aprender, até porque é paciente. Tem desenvolvido muito a agilidade de raciocínio", conta a mãe Luciana Fonseca.
As irmãs Serena, 13, e Lorena Freire, 7, vão juntas as aulas. A caçula começou a jogar na escola e incentivou a mais velha a iniciar o aprendizado. "É uma forma de ter novas experiências e desenvolver métodos de estudo. Melhorou a minha concentração", relata Serena. "Eu gosto muito de jogar. Principalmente, quando ganho os jogos", ressalta Lorena.
André Evangelista, 24 anos, é estudante de História e sempre jogou por hobby. Agora busca se aperfeiçoar para participar de competições. "Quando entrei na universidade resolvi voltar a ativa, até por encontrar outros jogadores. Eu gosto muito porque me ajuda a ter foco, concentração e determinação nos meus objetivos". (L.F.C.)