Inauguração de placa e cápsula do tempo marcaram a data em cidade da Colômbia
Inauguração de placa e cápsula do tempo marcaram a data em cidade da Colômbia | Foto: Joaquin Sarmiento/AFP



São Paulo - Como forma de homenagear as 71 vítimas fatais do voo que levava a Chapecoense em acidente ocorrido há um ano, a Fifa determinou que todas as partidas no mundo realizadas nesta terça (28) e quarta-feira (29) respeitem um minuto de silêncio. A entidade também produziu um documentário de 24 minutos falando sobre a tragédia e o processo de reerguimento do clube. Os quatro sobreviventes brasileiros foram ouvidos na produção: os jogadores Jackson Follmann, Alan Ruschel e Neto e o jornalista Rafael Henzel.

Na rodada do último fim de semana do Campeonato Brasileiro, a CBF já fez o mesmo tipo de homenagem antes do início das partidas. Na Série B, na última sexta-feira (24), jogadores do Figueirense entraram em campo para a partida contra o Paysandu com uma faixa homenageando as vítimas: "1 ano de saudade. O Figueirense se solidariza com os familiares das vítimas da maior tragédia do futebol".

Um evento foi realizado nesta terça-feira em homenagem às vítimas na cidade de La Unión, na Colômbia. Foi inaugurada uma placa em homenagem ao clube catarinense em um parque local. Além disso, uma camisa da Chapecoense foi fechada em uma "cápsula do tempo", que será aberta em 40 anos.

Josep Guardiola, técnico do Manchester City, fez questão de enviar uma mensagem carinhosa para os parentes e amigos de todas as 71 vítimas da queda do avião, que matou jogadores, comissão técnica, jornalistas e convidados na região de Medellín no dia 29 de novembro de 2016. "Foi algo muito trágico, e há muitas coisas ruins acontecendo no mundo e no futebol também, com jogadores jovens", declarou o treinador nesta terça-feira, no City Football Academy. "São fatos inesperados, que nunca serão superados, mas mando um abraço a todas as famílias", complementou o técnico.

Na rodada do Campeonato Inglês seguinte ao acidente em novembro de 2016, diversos clubes da Premier League prestaram homenagens, com minuto de silêncio. No caso do City, já comandado por Guardiola na época, os jogadores ainda aqueceram para o jogo contra o Chelsea com uma camiseta preta, gesto de luto, com o emblema do clube catarinense e a hashtag #ForçaChape que rodou o mundo em solidariedade nas redes sociais.

Na Itália
O Torino homenageará a Chapecoense neste fim de semana. O time italiano jogará especialmente com uniforme verde em lembrança aos atletas do time catarinense que faleceram no acidente aéreo.

O Torino enfrenta a Atalanta, neste sábado (2), pela Série A do Campeonato Italiano. Além da homenagem, o Torino produzirá 1,5 mil uniformes verdes em alusão à Chape, cujo valor obtido será revertido para as vítimas do acidente.

O acidente aéreo da Chape comoveu o Torino, que também enfrentou tragédia do gênero. Em maio de 1949, o avião que transportava o elenco do time italiano caiu. Os 31 passageiros a bordo morreram. Dezoito deles defendiam o Torino, que na época possuía um dos melhores times da Europa.