São Paulo - O site da Uefa divulgou nesta segunda-feira (20) sua seleção do século 21 sem nenhum jogador brasileiro. Como aquecimento ao time de 2017, a publicação somou a quantidade de vezes que os jogadores foram escolhidos para a lista anual nos últimos 16 anos. O critério principal foram as eleições prévias, mas indicações aos prêmios anuais foram usadas como critério de desempate. Por esse motivo, Kaká e Ronaldinho acabaram fora do meio-campo ideal do futebol europeu nos últimos 16 anos.

A seleção ficou da seguinte maneira: Iker Casillas (seis vezes eleito), Sergio Ramos (seis), Puyol (seis), Piqué (cinco) e Lahm (cinco); Xavi (cinco), Iniesta (seis) e Gerrard (três); Messi (oito), Thierry Henry (cinco) e Cristiano Ronaldo (11).

A vaga mais contestada por jogadores brasileiros foi a de Gerrard. O ex-meio-campista do Liverpool e da Inglaterra foi para o time do ano em 2005, 2006 e 2007, mas suas sete indicações à seleção anual da Uefa o colocaram em primeiro lugar. Kaká e Ronaldinho também foram três vezes para a seleção do futebol europeu, mas tiveram menos indicações.