O piloto Leandro Totti pode escrever hoje o capítulo mais nobre de sua história na Fórmula Truck. O ibiporãense radicado em Londrina, que estreou na categoria em 2004, é um dos oito corredores com chances de conquistar o Campeonato Sul-Americano. A quarta e última etapa terá largada às 13 horas, no Autódromo Oscar Cabalén, em Córdoba, na Argentina.
Assim como no Campeonato Brasileiro, os principais adversários de Totti são o amigo pernambucano Beto Monteiro, que lidera o Sul-Americano com 56 pontos, e o paulista André Marques, vice-líder com apenas dois pontos de desvantagem. O paranaense é o terceiro colocado, com 48 pontos. No campeonato nacional, a primeira posição é de Totti, com Monteiro logo atrás e Marques na terceira posição.
Mesmo tendo Marques em sua cola, Monteiro revelou em entrevista ao site do campeonato que considera Totti seu principal rival na luta pelo título. "Eu tenho a vantagem a liderança, mas o favorito, para mim, é o Totti", aponta o pernambucano", que vê o rival em melhor momento. Totti, no entanto, mantém a cautela e "devolve" o favoritismo ao amigo. "Ele é o único que não precisa vencer para ficar com o título, e assim pode avaliar melhor sua estratégia durante a corrida", rebate o piloto da ABF Racing Team, vencedor das últimas três etapas do Brasileiro, entre elas a de São Paulo, que também contou pontos para o campeonato internacional.
"A chave para esse título é ganhar a corrida. Entre o Beto, o André e eu, é bem provável que se um dos três ganhar em Córdoba vai ser o campeão", afirmou Totti, que mostra-se confiante para o inédito título. "A gente vai manter a mesma estratégia das últimas corridas".
Não bastasse toda a pressão pela disputa do título, a corrida deste domingo ainda terá um ingrediente extra. Como é a primeira vez que o autódromo argentino receberá uma prova da categoria, o traçado será novidade para todos os pilotos, o que, segundo Totti, pode deixá-la ainda mais nervosa e disputada. "Vai ser novidade para todo mundo praticamente, mas pelo que já sei é uma pista de alta velocidade, o que teoricamente nos favorece, mas está tudo em aberto", disse.
Mas como a prova também vale pontos para o Campeonato Brasileiro, ele não pretende se arriscar muito caso esteja longe da disputa pelo título Sul-Americano. "A minha prioridade é o Brasileiro. Claro que seria importante para mim e para a equipe o título do Sul-Americano, mas se eu não tiver chances de vencer e brigar pelo título, vou pensar primeiro no Brasileiro", observa o piloto.