Futebol do PR em ascensão

Olá, amigos do esporte! Pela primeira vez na história, um jogador que atua em um clube do futebol paranaense, Kléberson, do Atlético, foi convocado para uma Copa do Mundo. Também nunca antes tivemos tantos paranaenses juntos na mesma seleção. Além de Kléberson, tem Rogério Ceni e Belletti. Alguém tem ainda dúvida que o futebol do Paraná está em franco crescimento?
Aí vão mais fatos que provam o crescimento do rude esporte bretão nos campos cercados de pinheirais. Em apenas um ano, o Coritiba foi finalista da Sul-Minas e semifinalista da Copa dos Campeões. O Paraná Clube foi semifinalista da Copa do Brasil e o Atlético foi campeão brasileiro e disputa a final da Sul-Minas. Dá para contestar?
ATLÉTICO E PSTC – Enquanto algumas empresas de revelação de jogadores de futebol procuram clubes até mesmo de fora do País para parcerias quase nunca bem sucedidas, a que está dando mais certo é entre dois clubes do Paraná. Atlético e PSTC são parceiros que já colocaram no mercado mundial os jogadores Kléberson, 22 anos, campeão brasileiro e convocado para a Copa do Mundo, e Dagoberto, 19, que está brilhando no Atlético e na seleção sub-21, no Torneio de Toulon, França. Tomara sirva de inspiração para novas parcerias paranaenses.
NOVO ESCÂNDALO – Novo escândalo está para estourar no futebol brasileiro. Os sindicatos dos atletas de Brasília e de São Paulo entraram na Justiça contra um suposto acordo entre outros sindicatos que ‘representam’ atletas com clubes e CBF. Pelo acordo, rebaixaram de 20% para 5% o direito de arena do atleta de futebol, mas nem consultaram os interessados. A dívida dos clubes e CBF para com os jogadores já ultrapassaria os R$ 30 milhões.
A LISTA – Vamos fazer uma experiência. Reúna seus amigos que gostam de futebol e peça para cada um deles montar a sua seleção. Depois compare. Dificilmente aparecerão duas iguais. Por isso mesmo é difícil criticar a convocação do Felipão. Cada um tem a sua preferência, mas gostaria de saber em quais outras listas apareceriam os nomes de Roque Júnior e Luizão, por exemplo.
A zaga, como quase sempre, é o ponto fraco da seleção brasileira, principalmente se considerarmos que Roque Júnior deve ser titular. O jogador parece estar fora de forma física e técnica. É muito lento e portanto fácil de ser driblado.
Na outra extremidade do campo, Luizão foi convocado, acho que como forma de gratidão por Luiz Felipe Scolari, já que foi o atacante que fez os gols decisivos que classificaram o Brasil para a Copa. Depois das Eliminatórias, o artilheiro saiu do Corinthians e teve poucas oportunidades no Grêmio. É uma total incógnita.
APOSTE TUDO – Pensando na convocação de Felipão, dá para fazer algumas apostas diferentes para a participação do Brasil na Copa do Mundo:
APOSTA 1 – Quantas vezes Roque Júnior será driblado e acabará no chão antes de um gol adversário?
APOSTA 2 – Em qual partida o volante Emerson será expulso?
APOSTA 3 – Qual joelho vai estourar primeiro?
APOSTA 4 – A torcida coreana vai gritar pelo Romário em qual partida?
Luiz Claudio Oliveira
[email protected]