"Teremos algumas contratações, mas não de ‘peso’ como todo mundo gosta de falar", avisa Malucelli, que observa a apresentação do técnico Ricardinho
"Teremos algumas contratações, mas não de ‘peso’ como todo mundo gosta de falar", avisa Malucelli, que observa a apresentação do técnico Ricardinho | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube



Com os jogadores em férias, o Londrina já definiu a situação do elenco que terminou a temporada e conseguiu manter uma base para a disputa do Campeonato Paranaense, a primeira competição do ano. Com a projeção de poucas contratações, o clube aposta na permanência de atletas importantes para começar bem 2018.
Apesar de ter perdido jogadores essenciais na campanha da Série B como Artur, Ayrton, Negueba e Édson Silva, o LEC tem um elenco de pelo menos 25 jogadores (ver infográfico) para se reapresentar ao técnico Ricardinho no dia 2 de janeiro. A estreia no Paranaense será no dia 21 de janeiro contra o Foz do Iguaçu, no estádio ABC.

O clube conseguiu segurar alguns jogadores importantes para a próxima temporada. O zagueiro Dirceu e o volante Germano renovaram contrato por mais dois anos e o volante Jardel fica até o fim de 2018. Já o goleiro César, que tem contrato até 2019, vai estender seu vínculo com o Alviceleste até 2020. "Não tem nada para o César sair e ele vai continuar no ano que vem", garantiu o gestor Sérgio Malucelli.

O centroavante Carlos Henrique, autor de nove gols na Série B, está emprestado pelo PSTC até o mês de maio e o Londrina já informou que vai exercer a sua prioridade para adquirir os direitos econômicos do atacante ao fim do empréstimo. Outro que permanece é Safira, peça decisiva na conquista do título da Primeira Liga.

Entre os jogadores que deixaram o LEC, pelo menos três podem voltar para jogar a Série B do ano que vem. O lateral-direito Reginaldo será emprestado pelo Londrina para jogar o Campeonato Paulista pelo Linense e retorna no Brasileiro. Já Édson Silva vai atuar pelo Mirassol e também deixou apalavrado a sua volta. O meia Patrick Vieira, apesar de ter sido pouco utilizado ao longo de 2017, também pode aparecer no clube novamente.

Imagem ilustrativa da imagem TEMPORADA 2018 - LEC mantém base forte



CONTRATAÇÕES
Os planos do gestor Sérgio Malucelli são de poucas contratações para o início do ano que vem. O empresário aposta na base mantida e alega o deficit no Paranaense como um empecilho para a chegada de reforços.

"Não podemos nos iludir. O Paranaense é deficitário e temos que guardar o que puder para o Brasileiro e aí sim fazer um investimento pesado. Vamos manter a base e deixar as peças que a gente precisa para a série B", afirmou.

O técnico Ricardinho trabalha, em Curitiba, no contato com jogadores que podem integrar o elenco alviceleste na próxima temporada. "Teremos algumas contratações, mas não de 'peso' como todo mundo gosta de falar. Serão apostas e depois vamos ver o que precisaremos para o Brasileiro", frisou Malucelli. O objetivo do clube é que todos os novos jogadores já se apresentem ao treinador no dia 2 de janeiro.

Clube aposta em retorno de jogadores
O Londrina vai dar mais uma chance para jogadores que já passaram pelo clube e que estavam emprestados na disputa do Campeonato Paranaense. Entre os que retornam, o principal deles é o zagueiro Luizão. Autor do gol do acesso para a Série B, em 2015, o jogador deixou o LEC no início do Brasileiro, após se desentender com o goleiro Zé Carlos no fim da partida contra o Brasil, em Pelotas, pela segunda rodada. Os dois foram afastados e o zagueiro foi emprestado ao Coritiba, onde jogou pouco. Luizão tem contrato até o fim de 2018.

Quem também retorna é o volante Anderson que na última temporada jogou no Saprissa, da Costa Rica. Voltam também os atacantes Quirino, artilheiro e campeão da Série D pelo Operário, de Ponta Grossa, e Marcelinho, que estava no futebol da Geórgia.

Se reapresenta ainda no dia 2 de janeiro ao técnico Ricardinho o lateral-esquerdo Jardiel, que disputou a Copa FPF sub-23 pelo Maringá, onde foi campeão. Com as saídas de Ayrton e Quaresma, Jardiel será a opção para a lateral ao lado de Felipe, promovido do time sub-20. O meia Júlio Pacato também tem contrato com o Londrina, mas ainda não há uma definição se ele irá permanecer no elenco em 2018. Já o meia Robinho foi cedido novamente ao Operário. (L.F.C.)