Atual campeão da Superbike 1000cc, Diego Faustino briga pelo bi: "Cidade tem vocação para revelar novos talentos"
Atual campeão da Superbike 1000cc, Diego Faustino briga pelo bi: "Cidade tem vocação para revelar novos talentos" | Foto: Fotos: Ricardo Chicarelli



A principal competição de motovelocidade do Brasil está em Londrina para a realização da 7ª etapa do SuperBike Brasil. Quem gosta da adrenalina e da emoção sobre duas rodas tem ainda mais um motivo para ir até o Autódromo Internacional Ayrton Senna. Diversos pilotos da cidade estarão em ação e muitos deles brigam pelas primeiras posições nas suas categorias. Não vão faltar opções para torcer.
Não é de hoje que Londrina revela grandes nomes para a motovelocidade brasileira e a renovação continua. A safra é boa e dá oportunidade para todos. Desde o veterano Juracy Rodrigues "Black" até Léo Manella, o mais novo da futura geração. "Talvez por termos um autódromo de fácil acesso, várias oficinas especializadas, além de uma vocação da cidade mesmo para revelar novos talentos", aponta o piloto da Honda Diego Faustino, atual campeão e segundo colocado na atual temporada do SuperBike 1000cc.
Amigo e ao mesmo tempo rival de Faustino na principal categoria do SuperBike Brasil, Wesley Gutierrez ressalta a qualidade dos pilotos londrinenses e acredita que a cidade está bem representada. "Todos têm feito boas corridas e é bom a gente ver o surgimento de novos talentos, que acabam se espelhando em quem tem mais rodagem", frisa o piloto da Kawasaki, que ocupa o quinto lugar na classificação geral.
Aos 47 anos, Black se orgulha de ter ensinado os primeiros passos para Faustino e Gutierrez, hoje entre os melhores pilotos do País, e também por ainda conseguir competir em alto nível – em 2015 foi campeão do SuperBike Light e Máster -, mesmo correndo em sua própria equipe, que está longe dos investimentos feitos pelas equipes de fábrica. "O nível da competição é muito forte e as vezes a mente quer, mas o corpo já não acompanha. Mas, ainda tem muito gás para queimar", garante o londrinense, que está há 28 anos competindo, sendo seis deles no Japão. "Esses meninos vinham ver eu correr e hoje eu que sou fã deles".
Com seis pilotos no SuperBike Brasil, três deles de Londrina, a equipe londrinense Paulinho Superbikes serve de porta de entrada para muitos pilotos. "É uma alegria enorme ver tantos pilotos da cidade competindo em alto nível. Sempre estamos juntos e o assunto é só moto", revela Joelsu da Silva, o Mitiko, que está fora do restante da temporada, em virtude de uma fratura no fêmur na quarta etapa. "Londrina forma piloto e que anda na frente. Aqui é uma escola de referência", ressalta Suel da Silva, irmão de Mitiko, que compete na categoria Ninja 300.

Léo Manella, 13 anos, é o caçula dos londrinenses da motovelocidade: vitória seria o presente de aniversário
Léo Manella, 13 anos, é o caçula dos londrinenses da motovelocidade: vitória seria o presente de aniversário



Nova geração
A nova revelação da equipe é Felipe Gonçalves, que aos 15 anos está na sua segunda temporada. Influenciado pelo pai, chefe da equipe, o garoto venceu a última etapa da Copa Kawasaki Ninja 300, em Curitiba, e garante que a inspiração vem dos ídolos Mitiko, Diego e Wesley. "Estamos sempre treinando juntos, procuro pegar umas dicas com eles e o objetivo é seguir a trajetória deles", frisa.
Para Léo Manella, o mais novo da turma, com 13 anos, o domingo será ainda mais especial por ser o dia do seu aniversário. "Vai ser diferente. Correr em casa e no dia do aniversário é uma oportunidade única. Espero que o presente seja a vitória", relata o piloto da Honda Junior Cup.
A programação do SuperBike Brasil marca os treinos classificatórios no sábado e, no domingo, a movimentação começa a partir das 8h.