Com a vitória em Londrina, Thiago Camilo diminuiu para 13 pontos a distância para o líder Daniel Serra
Com a vitória em Londrina, Thiago Camilo diminuiu para 13 pontos a distância para o líder Daniel Serra | Foto: Fotos: Saulo Ohara



A pista do Autódromo Internacional Ayrton Senna ferveu na tarde deste domingo (10) com a etapa de Londrina da Stock Car. Thiago Camilo e Ricardo Zonta venceram a primeira e segunda corridas, respectivamente. Na prova inicial, o líder da temporada, Daniel Serra, chegou na segunda colocação, enquanto que na segunda prova Márcio Gomes ficou em 2º lugar. Rubens Barrichello completou o pódio em ambas as disputas da rodada dupla.

A vitória de Camilo, que nunca faturou a Stock Car, acirrou o campeonato. Brigando lado a lado com Serra, ele diminuiu para 13 pontos a distância para o adversário. "Ano passado foi uma pressão muito grande por resultados. Porém, conseguimos mostrar a necessidade de trabalhar com uma equipe mais experiente. É uma vitória dela (equipe), que trabalhou muito bem e agora conseguimos. É a segunda vitória na temporada e vamos em busca do título", projetou.

Já para o curitibano Ricardo Zonta, o primeiro lugar dentro do Estado de origem teve um gosto especial. "Londrina é como se fosse minha casa. Tenho muitos amigos aqui, então, foi uma vitória dupla. Economizei pneu de uma corrida para outra e o segredo foi ir para cima, o que deu certo", destacou ele, que saiu da 16ª posição do grid para receber a bandeirada em primeiro na segunda bateria.

Faltando quatro etapas para o fim da temporada, Daniel Serra segue na ponta, com 235 pontos, seguido de Thiago Camilo, que possui 222. Terceiro na classificação geral, Átila Abreu chegou aos 190 pontos. Rubinho, que ao todo somou 39 pontos com a rodada dupla, saiu da oitava posição para a sexta, possuindo, agora, 164 pontos. "Tem corrida que eu vou chegar, outra que o Thiago e tem o Rubinho também. A diferença diminuiu um pouco, mas ainda têm muitos pontos na disputa", afirmou Camilo. Londrinense de coração, o paraibano Valdeno Brito chegou em quinto na primeira corrida e em sétimo na segunda.

À VONTADE

Apesar de não ter conquistado a primeira colocação, Barrichello se sentiu em casa. O piloto, que foi o grande vencedor em 2016, garantiu duas vezes lugar no pódio, o que lhe rende bons pontos na briga pelo título da temporada. "Foi muito positivo. Dois terceiros é melhor que um primeiro. A estratégia hoje na Stock é saber somar pontos e foi isso que eu fiz", ressaltou. "Voltar ao pódio é muito importante", completou o veterano.

A Stock Car volta no dia 1º de outubro, com a prova acontecendo no Autódromo Oscar y Juan Galvezem, em Buenos Aires, na Argentina. A última vez que a cidade recebeu a principal categoria do automobilismo brasileiro foi em 2007.

AUTOMOBILISMO E FUTEBOL

A etapa de Londrina, que foi a oitava da Storck Car neste ano, também foi marcada pela participação do voltante do LEC, Germano. O capitão foi o responsável por revelar o Hero Push, votação popular pela internet em que os fãs elegem três pilotos para ter o direito de utilizar o botão de potência de forma extra. Átila Abreu, Felipe Fraga e Lucas Foresti foram os agraciados.

Estratégia funciona e Rubinho garante duplo pódio


O curitibano Ricardo Zonta recebe a bandeirada e vence a segunda bateria do Autódromo Ayrton Senna
O curitibano Ricardo Zonta recebe a bandeirada e vence a segunda bateria do Autódromo Ayrton Senna



Pole position da primeira corrida, Thiago Camilo sobrou na pista e manteve a vantagem do começo ao fim da prova. Nos dez minutos iniciais, a disputa principal ficou entre Cacá Bueno e Max Wilson, que brigavam pelo quinto lugar. Max, porém, foi perdendo potência no carro, e, consequentemente, posições.

Mas a principal briga ficou reservada para o final, com Rubens Barrichello e Felipe Fraga lutando pelo pódio. Enquanto que o piloto da Cimed Racing Team tentava segurar a posição, o ex-Fórmula 1 ganhava tempo nas curvas. A estratégia de Barrichello, de entrar nos boxes por último, deu certo e a poucos minutos do fim ele conseguiu se garantir entre os três melhores.

Se a bateria inicial foi de comemoração para os líderes da temporada, a segunda não faltou lamentação. Na largada inicial, Thiago Camilo e Daniel Serra envolveram-se em um acidente, que também atingiu Márcio Campos, e tiveram que abandonar a prova, não somando mais pontos. "Nossa largada é bonita para o público, mas perigosa para os pilotos. Ela faz uma espécie de 'efeito sanfona' e isso acaba prejudicando", reclamou Camilo.

Sem os dois, a corrida ficou aberta para os demais concorrentes. Antonio Pizzonia, que largou na frente, segurou a vantagem até a abertura do pit stop. Aproveitando o momento, Marcos Gomes assumiu a ponta, mas acabou cedendo espaço para Ricardo Zonta, que a seis minutos do fim, alcançou a liderança com tranquilidade. Repetindo o que fez na prova anterior, Rubinho fez a parada obrigatória nas últimas voltas e ainda aproveitou o "push" para ultrapassar Pizzonia e chegar em terceiro. (P.M.)