Imagem ilustrativa da imagem Sobe e desce
| Foto: Fernando Soutello/AGIF/Estadão Conteúdo
Campeão olímpico, brasileiro disse que treinará para bater recorde mundial de 6,16 m



Rio de Janeiro - Thiago Braz quer saltar mais alto. Segundo o atleta, o recorde olímpico de 6,03 m no salto com vara que lhe rendeu o ouro, no final da noite da última segunda-feira, é só o começo.
"Meu técnico [o ucraniano Vitali Petrov] diz que o corpo não tem limite. E é isso que acredito, que posso saltar mais alto, bem mais alto", disse Braz no início da tarde, após dormir apenas uma hora e meia depois da conquista.
Petrov estava ao seu lado na entrevista. O treinador já trabalhou com nomes de peso, como Serguei Bubka, ex-recordista mundial com mais de 30 títulos no currículo, entre eles o ouro em Seul-88, e considerado o maior atleta da história na modalidade.
O ucraniano também trabalhou com Ielena Isinbaieva, recordista mundial que não pôde vir à Rio-2016, já que toda a delegação russa foi suspensa após um escândalo de doping ser divulgado no país.
Com toda essa experiência, Petrov diz achar que o brasileiro consegue em dois anos bater o recorde mundial de 6,16 m do francês Renaud Lavillenie, prata na disputa com Braz.
"O Thiago tem ainda algumas coisas a evoluir, mas vejo ele hoje já melhor do que Bubka em alguns aspectos", disse o técnico ucraniano.
Eles contaram que nos treinamentos Braz já vinha tendo desempenho que mostrava que poderia saltar acima dos 6 m, algo que ainda não tinha conseguido na carreira - sua marca pessoal era de 5,93 m, obtido em fevereiro desse ano em um torneio em Berlim, na Alemanha.
"Nos treinos, eu passava dos 5,80 m, mas pela altura e técnica o Petrov já avaliava que, na prova, poderia significar os 6 m", contou Braz, que recebeu a medalha de ouro apenas na noite de ontem, em cerimônia no Engenhão.
Para evitar lesões, os atletas do salto com vara usam como sarrafo um elástico nos treinamentos, o que causa um impacto diferente. Por esse motivo, pode haver variação na altura que os atletas atingem em treinos e nas competições.