Londrina - O Campeonato Brasileiro entra na reta final com a disputa pelo título totalmente aberta como pouco se viu desde 2003, quando foi implantado o sistema de pontos corridos. Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, sete times ainda têm chances matemáticas de levantar o caneco e a rodada do próximo final de semana, a 30, promete pôr ainda mais fogo na quente disputa.
Na teoria, até mesmo o Coritiba, sétimo colocado com 45 pontos, 11 a menos do que o líder Grêmio, pode faturar o Brasileirão. Porém, na prática, quatro equipes estão com chances de reais de título: Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro e São Paulo.
Com 56 pontos, o Tricolor gaúcho é quem está mais próximo de dar a volta a olímpica. A equipe do eterno pé-frio Celso Roth tem 40% de chances segundo Garcia. O Palmeiras, vice-líder, tem 33% de chances. O time ainda tem a favor o fato de jogar cinco dos nove jogos restantes em casa, contra quatro dos rivais na luta pelo título.
O Cruzeiro aparece com 13% de chances, enquanto a possibilidade de o São Paulo conquistar o tricampeonato é de apenas 9%. No grupo dos que esperam por um milagre, o Flamengo soma 3% de chances, contra 1% de Botafogo e Coritiba.
O Grêmio, além de não depender de outros resultados, pode tirar os rivais do caminho, já que tem confronto direto com Palmeiras e Cruzeiro. Já o São Paulo tem contra o Verdão a última chance de tirar pontos de um adversário. O time de Muricy Ramalho, entretanto, tem a vantagem de dois dos jogos longe do Morumbi serem disputados em São Paulo: contra o Palmeiras e a Portuguesa.
O clássico contra o Palmeiras, aliás, será o divisor de águas do time nesta reta final. Se vencer, o São Paulo passa o rival e segue na briga. Porém, um revés praticamente sepulta as chances tricolores. A seu favor, o São Paulo tem a invencibilidade de nove partidas, a maior em vigor deste Brasileirão. O time não perde desde a abertura do returno, quando caiu em Porto Alegre, justamente para o líder Grêmio.
Em Belo Horizonte, um outro clássico pode também mudar o rumo da briga pelo título. O Atlético-MG, que atrapalhou os planos do Flamengo na rodada passada, quer fazer o mesmo com o arqui-rival Cruzeiro. Quem assistirá de camarote às brigas é o Grêmio, que vai ao Canindé enfrentar a ameaçadíssima Portuguesa.
Já o Flamengo mantém as esperanças de conquistar o Brasileirão, mesmo após a goleada sofrida em casa para o Galo. O técnico Caio Júnior acredita que o time decidirá o seu futuro na competição contra Vasco e Coritiba, em 19 e 23 de outubro, respectivamente. ''Temos de ganhar os dois próximos jogos para pensarmos em título'', disse ontem.