Carlos Henrique aproveitou a assistência de Arthur e de bate-pronto estufou as redes do Paysandu sacramentado a vitória do Londrina
Carlos Henrique aproveitou a assistência de Arthur e de bate-pronto estufou as redes do Paysandu sacramentado a vitória do Londrina | Foto: Fotos: Roberto Custódio



A vitória do Londrina sobre o Paysandu por 2 a 0, sábado (21), no Estádio do Café, garantiu matematicamente o clube na disputa do Campeonato Brasileiro da Série B de 2018. Após o triunfo, o Alviceleste subiu para a sétima posição, com 46 pontos. Levando em conta as cinco últimas edições da competição nacional, a média de pontuação do primeiro time da zona de rebaixamento foi de 42 pontos.
"A meta principal desse elenco era manter a equipe na Série B. Se por um algum motivo não conseguirmos o acesso, pelo menos vamos deixar o Londrina na melhor posição possível do campeonato e novamente fazendo uma boa campanha. Este jogo era uma decisão para nós e os jogadores queriam cravar nos 46 pontos. Agora, queremos mais", destacou o técnico Claudio Tencati.
O Tubarão só volta a campo no próximo sábado (28), quando disputa a primeira de duas partidas consecutivas longe de casa. O adversário será o ABC, às 17h30, no Estádio Frasqueirão. Em seguida, o LEC enfrenta o Boa Esporte, no dia 4 de novembro, em Varginha, em Minas Gerais.
No duelo contra o Papão, foi o Londrina quem assombrou e abriu o placar aos dois minutos com Negueba, depois de trapalhada da defesa do Paysandu. Dez minutos depois foi a vez de Carlos Henrique balançar as redes ao receber passe preciso de Artur. Na segunda etapa, o volante e capitão Germano ainda desperdiçou um pênalti, chutando na trave. A cobrança, porém, acabou não fazendo falta.
O comandante alviceleste gostou da postura da equipe que, mesmo caindo de produção no segundo tempo, conseguiu segurar o resultado. "No geral, o comportamento do time foi regular. É o terceiro jogo em um curto intervalo, então é normal que tenha um cansaço a mais e que os jogadores não produzam no mesmo nível. Porém, fomos consistentes e poderíamos até sair com um placar maior. Mesmo com o pênalti perdido houve maturidade" elencou.

A IMPORTÂNCIA DO TRÊS
Com o placar de sábado, o LEC chegou a três partidas seguidas na Série B com vitória e ao mesmo número de compromissos sem ver a defesa ser vazada. "Essa sequência é muito positiva para nós. Sabíamos que vínhamos de altos e baixos e conseguimos ter consistência. Isso nos ajuda a ter confiança para as próximas partidas", reconheceu o lateral-direito Lucas Ramon. Em 31 rodadas, foram 42 gols sofridos.
Outra marca que vem sendo comemorada por comissão técnica e atletas são os números no Estádio do Café. Antes preocupação, o palco esportivo voltou a ser uma arma do azul e branco. A última derrota no local aconteceu no início de agosto. A partir daí, foram seis confrontos pela segunda divisão, sendo cinco triunfos e uma igualdade

FORMAÇÃO IDEAL
Para Claudio Tencati, um dos motivos para esta melhora de desempenho de seus comandados se deve à formação do time, que é escalado com três volantes desde a disputa das quartas de final da Copa Primeira Liga, contra o Fluminense. "Temos um time organizado e defensivo, dando liberdade para que os meias entrem. Criamos um padrão ideal entre atacar e defender. Achamos a receita e agora é ajustar alguns detalhes."
No próximo fim de semana, o Londrina não poderá contar com o zagueiro Edson Silva, que levou o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir suspensão. As opções para o setor são Silvio, Marcondes e Gustavo Silva. Já Negueba, que saiu no começo do segundo tempo com algumas dores, não preocupa e está garantido entre os titulares.

Germano ainda teve a chance de marcar o terceiro gol, mas a cobrança do pênalti bateu na trave
Germano ainda teve a chance de marcar o terceiro gol, mas a cobrança do pênalti bateu na trave



Sonho vivo
Apesar de saber das dificuldades de conquistar o acesso para a elite do futebol nacional, o Londrina mantém vivo o sonho do acesso à Série A. De acordo com o departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o time alviceleste possui 5,3% de chances de se classificar para a primeira divisão.

Segundo o atacante Artur, o LEC precisa manter o foco para continuar acreditando. "Ainda temos esperança (de subir) e precisamos de dedicação total. Cada ponto deve ser valorizado, ainda mais com uma Série B difícil. É necessário, daqui em diante, entrar concentrado e com força total", projetou o jogador, que é o líder de assistências no campeonato, somando dez no total.

A sete rodadas do fim da competição, o Londrina ainda enfrenta o ABC (fora), Boa Esporte (fora), Goiás (casa), Náutico (fora), Guarani (casa), América Mineiro (casa) e Vila Nova (fora). Destes times, dois lutam pelo G4, enquanto outros quatro brigam para fugir da zona de rebaixamento.

"Matematicamente ainda temos chances do acesso. São 21 pontos em disputa, somando o que já temos hoje, podemos atingir a marca ideal. Dificilmente, estes times que estão na frente vão vencer todas as partidas. Vamos continuar nossa luta", disse o técnico Claudio Tencati. "A equipe está bem e confiante. O que nos interessa agora é somente a vitória", completou Lucas Ramon. (P.M.)

EM LONDRINA

Londrina 2
César; Lucas Ramon, Dirceu, Édson Silva e Ayrton; Germano, Jardel (Bidia) e Romulo; Artur, Carlos Henrique (Safira) e Negueba (Patrick Vieira).
Técnico: Claudio Tencati

Paysandu 0
Emerson; Ayrton, Perema, Diego Ivo e Perí (Lucas Taylor); Augusto Recife, Renatinho, Nando Carandina (Welinton Junior) e Fábio Matos (Jhonnatan); Marcão e Caion.
Técnico: Maquinhos Santos

Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES)
Local: Estádio do Café
Gols: Negueba (aos 2 do 1º tempo) e Carlos Henrique (aos 14 do 1º tempo)
Renda: R$ 31.541
Público: 1.766 (Total: 2.118)