Com o gol no último minuto que evitou a derrota para o Juventude, Jonatas Belusso se isolou na artilharia da Série B, com 7 marcados
Com o gol no último minuto que evitou a derrota para o Juventude, Jonatas Belusso se isolou na artilharia da Série B, com 7 marcados | Foto: Ricardo Chicarelli


Dos 18 pontos disputados até o momento pelo Londrina no Estádio do Café, no Campeonato Brasileiro da Série B, o time alviceleste só conseguiu seis – uma vitória, três empares e duas derrotas -, com um aproveitamento de 33%. O último resultado em casa foi no sábado (24), quando o LEC ficou em um empate com gosto de vitória, por 2 a 2, com o Juventude. Os gols foram marcados por Fabinho e Jonatas Belusso, em um segundo tempo com ares de emoção. A próxima rodada o adversário será o Figueirense, terça-feira (27), em Santa Catarina.

Se comparado com a competição do ano passado, quando a equipe terminou em sexto colocado e não conquistou o acesso para a elite do futebol nacional em razão de poucos pontos, o desempenho é ainda menor. Em 2016, nas seis primeiras partidas no Café, o Tubarão tinha três triunfos, uma igualdade e dois resultados negativos, somando 55% de aproveitamento. "Temos que parar de perder pontos no Estádio do Café", resumiu o lateral Reginaldo.

O resultado deixou o Londrina na 12ª posição da tabela, com 13 pontos, a 1 da zona do rebaixamento e a 4 do G4 . "Dentro de casa nós temos que fazer valer o nosso mando prevalecer. Fomos felizes, pontuamos, mas não era o que queríamos. Não temos que comemorar, temos que pensar em três pontos sempre", reconheceu Celsinho. "No Café estamos jogando bem, buscando e criando. Está faltando um pouco de sorte, mas as coisas vão mudar", garantiu Fabinho, que fez o primeiro gol.

Para o técnico Claudio Tencati, a equipe ainda está em busca de seu ponto de equilíbrio no campeonato. "Acho que a lição, de novo, é a questão de manter o equilíbrio, de cometer menos erros de posicionamento, estrutura, e estar mais atento os 90 minutos. Precisamos ser sempre cirúrgicos, atacando e se defendendo bem. Esse é o ponto que nós sabemos que estamos oscilando".

ESPERANÇA FORA
Se em casa o desempenho não vai bem, fora a história é outra. Com quatro duelos longe do Café, o Londrina possui 58% de aproveitamento. Com a esperança de aumentar este número e encontrar o equilíbrio, o time terá uma sequência longe do Norte do Paraná. O primeiro compromisso será nesta terça, contra o Figueirense, às 21h30, no Estádio Orlando Scarpelli, na abertura da 11ª rodada. A outra é na semana seguinte, quando visita o Paysandu em Belém.

"Espero que nesses dois próximos jogos consigamos trazer pontos. São dois confrontos dificílimos, mas precisamos, o quanto antes, reencontrar o caminho da vitória, que isso é muito importante", projetou o atacante Jonatas Belusso. "O Figueirense também não vem fazendo bons jogos em casa e precisamos tirar proveito disso", completou o artilheiro da Série B, que já balançou as redes em sete oportunidades. Pela décima rodada, o adversário desta terça empatou com o Santa Cruz fora e ocupa a penúltima colocação.

Diante dos catarinenses, o volante Jardel desfalcará o LEC por ter sido expulso contra o Juventude. Disputam a posição Bidía, Rafael Gava e Thiago Lopes. "Vou estudar se faço uma formação com um pouco mais de marcação, ou se coloco um jogador que possa ser um construtor de jogadas", afirmou Tencati. Nas demais posições não deve haver mudanças.

DA DERROTA AO EMPATE
Se a partida tem 90 minutos, a deste sábado teve todas as emoções reservadas para os 45 finais. Pelo segundo tempo, os gols do Juventude saíram de Wallacer, aos 3, e Ramon, aos 15, em falhas da defesa. Após Gilmar dal Pozzo colocar a Papada na defesa, Claudio Tencati sacou Silvio e deixou o Londrina com uma formação ofensiva. A alteração, somada a outras, deu certo e o alviceleste foi ao ataque. No seu primeiro lance ao entrar no jogo, Fabinho descontou aos 15 minutos. Aos 44, Jardel levou o segundo amarelo por uma falta e foi expulso. Um minuto depois, quando a derrota parecia iminente, Belusso deixou tudo igual.