França volta a jogar após mais de 40 dias: Tencati aposta na experiência do volante para substituir o capitão, que está suspenso
França volta a jogar após mais de 40 dias: Tencati aposta na experiência do volante para substituir o capitão, que está suspenso | Foto: Ricardo Chicarelli



O Londrina viajou para Criciúma na tarde de ontem e o time está escalado para o jogo de amanhã. França e Rafael Gava serão as únicas novidades para a partida, que começa às 19h15, no estádio Heriberto Hülse, e é válida pela 33ª rodada da Série B.
A delegação alviceleste embarcou no início da tarde e chegou por volta das 18h, em Florianópolis. Da capital catarinense, os londrinenses seguiriam de ônibus até Criciúma, onde a chegada estava prevista para as 21h. Na tarde de hoje, o time ainda faz um treino leve no próprio hotel onde está hospedado.
Sem poder contar com o capitão Germano e o volante Anderson, ambos suspensos com o terceiro cartão amarelo, o técnico Claudio Tencati utilizou França e Gava em todos os treinamentos. Com um intervalo de dez dias desde a vitória diante do Brasil de Pelotas, o treinador teve tempo para ajustar a nova formação.
"Foi importante porque fizemos experimentos nos setores que teremos ausências. Buscar um substituto para o Germano foi um pouco mais difícil, em razão das suas características e pelo encaixe que ele tinha com a defesa. Optei pelo França pela sua experiência e qualidade no passe na saída de bola", explicou.
O volante não joga há 40 dias. A sua última partida foi no empate em 1 a 1 com o Ceará, no Estádio do Café, em 17 de setembro. França, porém, garante que está totalmente recuperado de uma contratura muscular na panturrilha e pronto para substituir o capitão alviceleste.
"Fiquei triste porque vinha em uma sequência boa, mas estas semanas foram importantes porque treinei firme a questão física e estou em ótimas condições de atuar", afirmou França, que jogou pelo Criciúma em 2012, quando o Tigre conseguiu o seu último acesso para a Série A. "Eles vão tentar o último suspiro e por isso o jogo será muito difícil. Lá, a torcida comparece e empurra o time, mas temos condições de vencer e seguir no G4".
Rafael Gava foi titular pela última vez na vitória contra o Náutico, em Recife, quando sofreu uma lesão muscular na coxa. Mesmo recuperado, perdeu espaço para Anderson e só tem entrado no decorrer dos jogos nas últimas rodadas. "Testei também o Júlio Pacato, que tem treinado muito bem, mas está mais para o Gava mesmo", despistou Tencati. "O importante é que os dois estão bem e têm tudo para suprirem a ausência do Anderson".
O LEC vai a campo com Marcelo; Lucas Ramon, Everton Sena, Marcondes e Léo. França, Rafael Gava, Fillipe Souto e Zé Rafael. Jô e Itamar.

G4
Em quarto lugar, com 52 pontos, o Londrina busca a vitória em Santa Catarina para permanecer no G4. Se tropeçar pode ser ultrapassado por Náutico ou Bahia. Em quinto, com 51 pontos, o time pernambucano recebe o líder Atlético. Já o Tricolor, que está em sexto, com 50, joga na Fonte Nova contra o Ceará.
Outro clube que poderia tomar a posição do alviceleste no G4 já perdeu na rodada. O CRB foi derrotado pelo Goiás por 3 a 0 na última terça-feira e permanece na sétima posição, com 49 pontos.