"Isso é contraproducente. Futebol não evolui dessa forma", afirmou o treinador da seleção
"Isso é contraproducente. Futebol não evolui dessa forma", afirmou o treinador da seleção | Foto: Lucas Figueiredo/CBF



Rio - O técnico da seleção brasileira, Tite, defendeu na segunda-feira (21) que seja criado um mecanismo que restrinja a constante troca de técnicos nos clubes brasileiros. Contumaz defensor da estabilidade de cargo para os treinadores, Tite disse que, em sua opinião, esse é o principal ponto a ser batalhado pelos profissionais junto à CBF.

O treinador participou de encontro promovido pela FBTF (Federação Brasileira de Técnicos de Futebol), realizado na sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio. Ao todo, 73 treinadores estiveram presentes - boa parte que está empregada em clubes da Série A, porém, não compareceu.

"A minha prioridade, entre outros aspectos importantes: a troca de técnicos tem que ser diminuída. É impossível desenvolver seu trabalho onde há 19 rodadas e 42 trabalhos diferenciados - não (apenas) troca de técnicos, mas entre interinos e substituição. Isso é contraproducente. Futebol não evolui dessa forma", defendeu Tite.

A proposta apresentada pela FBTF prevê que um clube possa ter no máximo dois técnicos contratados por campeonato - se passar disso, o time teria que permanecer com um interino. Tite defende a proposta.

"Que um clube possa ter dois profissionais para poder trabalhar e nós, profissionais, também sermos restringidos a nossa atividade de dois locais para trabalhar. Passa a ser importante no sentido de 'escolha bem'", comentou o técnico da seleção. "É melhor para o técnico desenvolver seu trabalho, mas em sua essência é bom para o futebol brasileiro. Nós entendemos dessa forma".

O treinador também negou que haja qualquer tipo de lobby para dificultar a vinda de treinadores de fora do País. "Não há diferença de país, não há absolutamente nada. A concorrência em termos elevados qualifica. O detalhe não é estrangeiro ou não estrangeiro, é de qualidade ou não qualidade. Nosso enfoque é outro", sustentou.