Hamburgo, Alemanha - Do zero. Ou quase. A seleção brasileira enfrenta neste sábado, a partir das 10h30 (de Brasília), a Dinamarca em um amistoso em Hamburgo, na Alemanha, no que seria a fase final de preparação para os Jogos Olímpicos e em uma partida de alto risco para todos. Mas, ao contrário de tudo o que Mano Menezes planejava, terá de colocar em campo uma formação inédita, mais uma vez. Pressionado e com seu cargo ameaçado, o próprio técnico responde à pressão da nova direção da CBF culpando a incapacidade de implementar seu plano. Pior, tendo treinado uma só vez nesta sexta-feira por pouco mais de 30 minutos.
''Como é que vai mostrar evolução de seleção se tem alteração em todos os setores do campo e com novos jogadores que vão jogar pela primeira vez?'', questionou Mano Menezes. ''Lógico que vai apresentar dificuldades'', disse, admitindo que será um ''jogo de risco''.
A partida deste sábado terá oito jogadores em campo com idade olímpica e é a primeira de uma sequência que vai ainda incluir México e Estados Unidos diante de suas torcidas e a Argentina com Lionel Messi. Todos admitem: o momento é de definição, inclusive de Mano Menezes. Há quem estipule na seleção que ele terá o ''direito'' de perder um dos quatro jogos. Qualquer outro resultado representará uma ameaça à sua permanência. ''Não se vem para a seleção não pensando que não seremos cobrados'', disse.
Mano Menezes, porém, pede que a avaliação dos quatro jogos seja feita não ao final da sequência. Mas sim a partir do desempenho da seleção nos Jogos Olímpicos. ''Vai se notar como bom ou ruim (essa evolução) nas Olimpíadas'', indicou.
Cortes
O obstáculo é que Mano Menezes terá de colocar em campo mais uma vez uma seleção que jamais jogou junta. O zagueiro David Luiz não tem condições de atuar em nenhum dos jogos por conta de sua contusão. Alexandre Pato não joga neste sábado, também por ainda estar sentindo dores.
Paulo Henrique Ganso foi cortado, assim como o lateral-direito Daniel Alves. Neymar foi poupado por conta do jogo dos Santos neste meio de semana e Ronaldinho Gaúcho foi vetado por Marin.






EM HAMBURGO

Brasil

Jefferson; Danilo, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo, Oscar e Lucas; Hulk e Leandro Damião. Técnico: Mano Menezes

Dinamarca

Sorensen; Wass, Kjaer, Agger e Simon Poulsen; Christian Poulsen, Zimling e Eriksen; Schöne, Bendtner e Kahlenberg. Técnico: Morten Olsen

Árbitro: Felix Brych (ALE)
Estádio: Imtech Arena
Horário: 10h30 (de Brasília)

Imagem ilustrativa da imagem Seleção faz 'jogo de risco' com Dinamarca