São Paulo - Dois jogos em casa e a obrigação de conquistar seis pontos para não dar adeus ao G4 definitivamente. A realidade do São Paulo após acumular quatro partidas sem vencer é direta e dura. Caso volte a escorregar neste sábado contra a Portuguesa, às 18h30, no Morumbi, a equipe praticamente liquida qualquer expectativa de ingressar no bloco principal e ingressar na Copa Libertadores do ano que vem via Campeonato Brasileiro. Já são seis pontos de diferença para o Vasco, último integrante que estaria classificado e que joga no domingo contra o Cruzeiro.
Ciente da necessidade do resultado, o técnico Ney Franco resolveu abrir a equipe e vai mandar a campo um São Paulo com três atacantes e apenas um volante de características de marcação. Luis Fabiano está recuperado de lesão no ombro e formará o trio de frente com Lucas e Osvaldo, mantido na equipe no lugar de Casemiro, que volta para o banco. Denilson, outro que retorna à equipe após cumprir suspensão, ficará na contenção ao lado de Maicon, que atuará mais recuado. Quem também está de volta é Rhodolfo. O zagueiro recuperou-se de dores na coxa esquerda e volta para formar a zaga com Rafael Toloi.
''Temos muitas opções, o Casemiro e o Wellington foram muito bem contra o Atlético Mineiro, mas quero entrar com uma equipe mais ofensiva e entrar com esses três atacantes. Essas saídas estão mais relacionadas à minha opção por um jogo mais ofensivo do que em relação à performance individual'', explicou o treinador. O camisa 5, porém, deve continuar na equipe improvisado na lateral direita, uma vez que Douglas está suspenso, assim como Paulo Miranda, que vinha ocupando a posição quando o titular não podia atuar.
O encontro do primeiro turno foi traumático para o São Paulo. Recém eliminado da Copa do Brasil, o time fez uma das piores apresentações da temporada na derrota por 1 a 0, no Canindé, e enfrentou a fúria da torcida. O resultado sacramentou a queda de Emerson Leão. ''Não pensei sobre aquele confronto. O que vi foi muito progresso da Portuguesa com a mudança de sistema de jogo. O Léo Silva comanda o meio, o Marcelo Cordeiro vai bem na lateral, o Dida é um goleiro experiente e o Bruno Mineiro é um jogador muito perigoso'', analisou.
A Portuguesa quer se aproveitar do bom desempenho em clássicos paulistas no Campeonato Brasileiro para conseguir um bom resultado contra o São Paulo. Foram duas vitórias -São Paulo e Palmeiras -, três empates - Corinthians, Santos e Palmeiras - e a única derrota para paulistas foi contra a Ponte Preta, na última rodada do primeiro turno.





EM SÃO PAULO

São Paulo

Rogério Ceni; Rodrigo Caio (Paulo Assunção), Rhodolfo, Rafael Toloi e Cortez; Wellington (Casemiro), Maicon e Jadson; Lucas, Luis Fabiano e Osvaldo. Técnico: Ney Franco

Portuguesa

Dida; Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva, Boquita e Moisés; Ananias e Bruno Mineiro. Técnico: Geninho

Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)
Estádio: Morumbi
Horário: 18h30