Santa Cruz de La Sierra - Um time ofensivo e preparado para enfrentar os efeitos da altitude de La Paz, capital boliviana situado a 3.600 metros acima do nível do mar. Este é o perfil que o torcedor do Santos poderá esperar da equipe na partida desta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), diante do The Strongest, na penúltima rodada do Grupo 2 da Copa Libertadores. Pelo menos essa é a visão do técnico Dorival Júnior, apesar do fato de que um empate já garantirá ao time santista, a classificação por antecipação à próxima fase da competição continental.

O Santos montou uma logística especial para poupar os jogadores dos efeitos da quantidade menor de oxigênio existente em localidades mais altas, fato que compromete o desempenho de inúmeros times em competições sul-americanas. Por isso, a delegação se hospedou em Santa Cruz de La Sierra, a 416 metros de altura somente, de onde sairá horas antes do jogo contra o The Strongest, em um voo fretado que deverá ter uma hora de duração.

Dorival Júnior, apesar de reconhecer os problemas por atuar nessas condições - respiração, coordenação motora dos atletas, maior velocidade da bola -, enfatiza que o grupo está confiante no seu desempenho e promete uma equipe buscando o resultado desde o início, mesmo com o tradicional "abafa" inicial imposto pelo time boliviano.

O comandante, no entanto, evitou adiantar a escalação da equipe quando questionado pelos jornalistas. Mas é sabido que uma das poucas dúvidas ainda é quem irá atuar na lateral esquerda. Com a contusão de Zeca - que deverá retornar ao time em breve -, o técnico tem optado por improvisar Jean Mota ou Jonathan Copete na função. A tendência, porém, é a de que Jean Mota comece o jogo como titular.

FICHA TÉCNICA

THE STRONGEST X SANTOS

THE STRONGEST - Daniel Vaca; Diego Bejarano, Fernando Martelli, Marvin Bejarano e Augustín Jara; Raúl Castro, Diego Wayar, Wálter Veizaga e Alejandro Chumacero; Pablo Escobar e Matias Alonso. Técnico: César Farias.

SANTOS - Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Cleber e Jean Mota; Renato, Leandro Donizete e Lucas Lima; Vitor Bueno, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.

ÁRBITRO - Dario Herrera (ARG).
HORÁRIO - 19h30 horas.
LOCAL - Estádio Hernando Siles, em La Paz (BOL).