Sem opções, Levir Culpi escala Thiago Ribeiro para formar o trio ofensivo santista
Sem opções, Levir Culpi escala Thiago Ribeiro para formar o trio ofensivo santista | Foto: Ivan Storti/Santos FC



Guayaquil, Equador - Com 16 partidas de invencibilidade na temporada e vindo de vitória no clássico contra o Corinthians, o Santos entra em campo motivado para enfrentar o Barcelona, do Equador, nesta quarta-feira (13), às 21h45 (de Brasília), no estádio Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no duelo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. Apesar do favoritismo brasileiro, a equipe sabe que terá pela frente um rival bastante perigoso.

Se o Santos está embalado pelo bom desempenho recente e pela ótima campanha na competição continental, do outro lado estará uma equipe que eliminou o forte Palmeiras nas oitavas de final e que, na fase de grupos, deu muito trabalho ao Botafogo, empatando em Guayaquil e vencendo depois em pleno estádio do Engenhão, no Rio.

"Acho que não podemos ficar lá atrás, tomando sufoco. Temos de tentar pressionar e sabemos da força do nosso contra-ataque. Sempre que jogamos fechadinhos, mesmo sofrendo um pouco, a gente cria boas oportunidades assim. Temos de mesclar a pressão alta e baixa, sempre atentos, porque será um confronto complicado", avisou o meia Lucas Lima.

Desde que assumiu o Santos, o técnico Levir Culpi acertou a defesa e apostou na velocidade dos contragolpes. Até por isso, ele deve esperar o Barcelona em seu terreno e contar com o talento de Ricardo Oliveira, Bruno Henrique e Thiago Ribeiro para fazer a diferença na frente. O treinador sabe que um bom resultado fora de casa ajuda na definição da vaga na volta ao Brasil.

DESFALQUES
O Santos perdeu o zagueiro Gustavo Henrique e o atacante colombiano Copete para o jogo de ida das quartas de final, mas ao menos os problemas dos jogadores não são graves.

Os exames realizados por Copete determinaram que o colombiano teve apenas uma mialgia no músculo adutor da coxa esquerda. Ele foi substituído no intervalo da vitória no clássico do último domingo (10). E agora o clube vai trabalhar para que ele esteja recuperado a tempo do jogo de volta contra o Barcelona, agendado para o próximo dia 20, na Vila Belmiro.

Gustavo Henrique substituía o suspenso David Braz no clássico contra o Corinthians, mas precisou deixar o campo com menos de 30 minutos de jogo após um choque com Jô. O zagueiro sofreu estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo de grau 1.

O Santos explicou que não há necessidade de cirurgia e ele não deve demorar para voltar a ficar à disposição do técnico Levir Culpi. O clube, porém, evitou realizar uma previsão sobre o período de afastamento dos gramados do zagueiro, que recentemente voltou a atuar após longo período afastado.

Em Guayaquil

BARCELONA-EQU - Banguera; Velasco, Darío Aimar, Arreaga e Beder Caicedo; Minda, Matías Oyola, Damian Díaz e Erick Castillo; Marcos Caicedo e Jonathan Alvez. Técnico: Guillermo Almada

SANTOS - Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca; Alison, Renato e Lucas Lima; Bruno Henrique, Ricardo Oliveira e Thiago Ribeiro. Técnico: Levir Culpi

ÁRBITRO - Daniel Fedorzuk (Fifa/Uruguai)

HORÁRIO - 21h45 (de Brasília)

LOCAL - Estádio Isidro Romero Carbo