Com melhoria no plantel, Pé Vermelho se prepara para encarar o Band Saracens, considerado um dos favoritos no campeonato
Com melhoria no plantel, Pé Vermelho se prepara para encarar o Band Saracens, considerado um dos favoritos no campeonato



A equipe Pé Vermelho Rugby, composta por atletas de Londrina, Maringá, Presidente Prudente, Assis, Ibiporã e Arapongas, derrotou na tarde de sábado (19) a tradicional equipe paulista do Rio Branco Rugby Clube pelo placar de 44 a 27, em partida válida pela terceira rodada da fase de grupos da Taça Tupi, a segunda divisão nacional, disputada no aterro do Lago Igapó.
Na avaliação de Lucas Vinha, da equipe Pé Vermelho, a equipe apresentou uma evolução, se comparado com o desempenho do time no ano passado contra o mesmo Rio Branco. "No ano passado, levamos 60 pontos deles, mas neste ano conseguimos vencê-los. Este ano resolvemos juntar Maringá com Londrina e tivemos uma melhoria de plantel. Agora o próximo desafio é a equipe do Band Saracens (considerada a mais forte do campeonato), mas no campo são quinze contra quinze e vamos ver o que pode acontecer", afirmou.
Com a vitória, o time do Norte do Paraná subiu na classificação e ficou mais perto de ficar entre os oito primeiros, que vão subir à primeira divisão nacional. A elite do rúgbi nacional deve ser formado por 16 equipes no próximo ano.
O técnico do Pé Vermelho, Will Heckler, destacou que o time paranaense tentou impor um padrão e no primeiro tempo se saiu muito bem, mas não pontuou o tanto que deveria no final do jogo. "No segundo tempo não conseguimos manter o padrão.
São coisas do rúgbi. Tivemos erros consecutivos de penal e levamos pressão. Mesmo assim ganhamos, inclusive conquistamos um ponto extra. Mas não foi o melhor da gente. A defesa se perdeu no segundo tempo e fez muitos penais", ressalta. Esta foi a segunda vitória do Pé Vermelho no campeonato. A equipe já havia vencido os Templários Rugby Clube, de São Bernardo do Campo.
O engenheiro Luiz Henrique Fujisao da Silva era um dos espectadores e gostou muito do que viu no Lago Igapó. "É um esporte diferente. Estou acostumado com o futebol, mas o rúgbi despertou a minha curiosidade por ter regras diferentes. É a segunda partida que assisto. No ano passado fui a Cambé para assistir a final do Campeonato Paranaense entre o Pé Vermelho e o Curitiba e gostei . Eu sempre vejo o pessoal treinando aqui e gostei muito do clima de disputa de equipes", ressaltou.

Em três rodadas, time venceu dois jogos e está na parte de cima da tabela na Taça Tupi
Em três rodadas, time venceu dois jogos e está na parte de cima da tabela na Taça Tupi | Foto: Fotos: Saulo Ohara



TRADIÇÃO
A equipe do Rio Branco é uma das mais tradicionais do rúgbi brasileiro. Fundada em 1975, o time participou com frequência da primeira divisão do campeonato brasileiro, mas segundo o seu atleta Gabriel Lopes Pereira, o time enfrenta problemas na renovação. "A gente tem que se reconstruir e formar um time unido. Com experiência o time fica bem melhor, mas é preciso captar jogadores novos e para isso teremos que usar a base das universidades, das escolas e clubes", ressaltou.

TENTATIVA DE ASSALTO
Uma tentativa de assalto fez com que o jogo entre o BH Rugby e o Guanabara fosse adiado. A equipe do BH Rugby estava em um ônibus com destino ao Rio de Janeiro, quando o veículo sofreu uma tentativa de assalto na cidade de Barbacena (MG).
Bandidos arremessaram pedras contra o ônibus e uma delas quebrou um dos vidros e atingiu a cabeça do atleta Enrico bairros Gundelach. As duas equipes e a CBRu (Confederação Brasileira de Rugby) concordaram com o adiamento da partida e ainda não definiram uma nova data para a realização da disputa.