Em sua última partida pela Laranja Mecânica, o craque holandês chegou aos 37 gols e igualou a marca do ex-jogador Dennis Bergkamp
Em sua última partida pela Laranja Mecânica, o craque holandês chegou aos 37 gols e igualou a marca do ex-jogador Dennis Bergkamp | Foto: Emmanuel Dunand/AFP



São Paulo - O atacante Arjen Robben anunciou na terça-feira (10) a aposentadoria da seleção holandesa. O comunicado do jogador veio logo após a Holanda ter sido confirmada fora da Copa do Mundo de 2018.
O jogador de 33 anos, segundo o site da emissora local NOS, disse se sentir "orgulhoso e honrado" por ter representado seu país em três Eurocopas e em três Mundiais. Robben estreou com a camisa laranja em 2003. Ele disputou 96 jogos e chegou à marca de 37 gols contra a Suécia, igualando outro ídolo do país, Dennis Bergkamp. O maior artilheiro da seleção é Robin Van Persie, com 50.
O atacante foi ainda um dos destaques no vice-campeonato holandês na Copa do Mundo em 2010, embora tenha ficado marcado por ter perdido um gol feito na final contra a Espanha, e no terceiro lugar em 2014, no Brasil.
A despedida de Robben ocorreu na vitória da seleção holandesa contra a Suécia por 2 a 0 nesta terça, pela última rodada das Eliminatórias Europeias. Na Amsterdam Arena, os torcedores da casa esperavam testemunhar um milagre, uma vez que só uma vitória por sete gols de diferença levaria a Holanda para a repescagem.

PORTUGAL
Por nove rodadas, a Suíça liderou o Grupo B das Eliminatórias Europeias, com 100% de aproveitamento, com Portugal vindo logo atrás. Na terça-feira (10), os portugueses aproveitaram a chance de um confronto direto em Lisboa, venceram por 2 a 0 e desbancaram os suíços para garantir a vaga para a Copa do Mundo da Rússia-2018. Já são agora nove seleções do continente classificadas, fora a anfitriã Rússia.
Portugal e Suíça terminaram a fase de grupos com 27 pontos, e desempate foi favorável aos atuais campeões europeus, devido ao melhor saldo de gols (28 a 18). A Suiça disputará a repescagem no continente europeu, que coloca frente a frente os segundos colocados dos grupos. O sorteio dos confrontos será realizado no próximo dia 17.
Derrotada por Portugal na final da Eurocopa em casa, a França também se classificou nesta terça após vitória por 2 a 1 sobre Belarus. Os gols foram dos atacantes Antoine Griezmann e Olivier Giroud.