Um dos principais nomes da paracanoagem brasileira, o cambeense Igor Tofalini, de 33 anos, disputou no fim de semana a primeira competição oficial do ano. A Copa Brasil de Canoagem de Velocidade e Paranacanoagem foi realizada no sábado (11) e domingo (12) no Parque Iguaçu, em Curitiba. A primeira etapa vale pontos para o ranking nacional e é seletiva para competições internacionais – os dois primeiros colocados de cada categoria garantem vaga na seleção de 2017.
Tofalini conquistou duas medalhas de prata na competição. O atleta da equipe de paracanoagem do Iate Clube de Londrina foi o segundo colocado nas provas dos 200 e 500 metros, na categoria Kl2. Com o resultado, Igor aguarda a convocação para integrar a seleção brasileira de paracanoagem. Outros dois atletas do Iate também subiram ao pódio. Anderson Benatti disputou a categoria Kl1 e foi prata nos 500 metros e bronze nos 200. Já Geovane Vieira, na Kl3, chegou em segundo na prova dos 500 metros e foi quarto, nos 200. Entre os 14 clubes participantes da competição, o Iate terminou na quarta colocação na classificação por equipes.
Tofalini ficou seis meses Centro de Treinamento de Paracanoagem da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), na Universidade de São Paulo (USP), em 2016 se preparando para as Paralimpíadas do Rio de Janeiro, competição na qual chegou à semifinal.
Igor, que mora em Londrina, foi campeão em 2015 da Copa Brasil nas provas dos 200 e 500 metros na categoria Kl2 (para atletas com funções parciais de tronco e pernas). Os principais concorrentes de Tofalini são o sul-mato-grossense Fernando Rufino, vice-campeão mundial em 2015, e o cascavelense Alex Pessoa. Os três integraram juntos a seleção brasileira na última temporada.
Além da Copa Brasil, Tofalini mira também o Sul-Americano e o Campeonato Mundial, que será em agosto na República Tcheca. Em 2016, em seu primeiro mundial, Igor disputou a final B.

Canoagem executada por pessoas com deficiência (PCDs), é uma modalidade recente, porém é um excelente esporte a ser praticado,dentro de um caiaque ocorre uma igualdade de condições entre os atletas

Formação ou listagem de pessoas, órgãos etc, segundo uma classificação ordenada de acordo com critérios determinados

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional