São Paulo - A Fifa divulgou na quinta-feira (14) que usará a posição dos países no seu próximo ranking como critério para definição dos cabeças de chave e realização do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

A lista que estabelecerá os classificados será divulgada no dia 16 de outubro, após a próxima rodada das Eliminatórias. Seguindo o mesmo critério adotado nos últimos Mundiais, os cabeças de chave dos oito grupos serão o país-sede (Rússia) e as sete seleções melhores colocadas do ranking classificadas para a Copa.

A Fifa também divulgou a nova edição do seu ranking, com o Brasil caindo da primeira para a segunda posição. A nova líder é a Alemanha. Muito perto de confirmar sua classificação, a seleção alemã deverá ser uma das cabeças de chave da Copa de 2018, assim como o Brasil, que já garantiu sua vaga no Mundial.

A Bélgica, única seleção europeia com vaga assegurada, subiu quatro posições no ranking, ocupando a quinta colocação. Dessa forma, ela se candidata a ser uma das líderes de grupo no sorteio que será realizado em 1º de dezembro, em Moscou. Além dessas três seleções, estão entre os sete primeiros do ranking - e hoje seriam cabeças de chave, se conseguissem vaga para a Copa - Portugal, Argentina, Polônia e Suíça.