"Isso é sobre o time e a primeira coisa é tentar garantir que estamos no topo com a Ferrari", afirmou o piloto finlandês
"Isso é sobre o time e a primeira coisa é tentar garantir que estamos no topo com a Ferrari", afirmou o piloto finlandês | Foto: Andrej Isakovic/AFP


Baku - Kimi Raikkonen está preparado para se sacrificar para ajudar Sebastian Vettel, o seu companheiro de equipe na Ferrari, a conquistar o seu quinto título na Fórmula 1. O alemão lidera o campeonato com 12 pontos de vantagem para Lewis Hamilton, da Mercedes, após sete corridas. Raikkonen é o quarto colocado, 68 pontos atrás de Vettel.

"Quando eu não tiver chances matemáticas para lutar pelo campeonato, claro que vou ajudá-lo. Não tenho problemas com isso", disse Raikkonen, nesta quinta-feira (22), na véspera do início das atividades de pista do fim de semana do GP do Azerbaijão. "Isso é sobre o time e a primeira coisa é tentar garantir que estamos no topo com a Ferrari".

A Ferrari tenta levar o seu primeiro Mundial de Pilotos desde que Raikkonen ganhou seu único título em 2007 e a primeira conquista de construtores desde 2008 - na batalha entre as equipes, está oito pontos atrás da Mercedes. "Nós temos um bom carro em todos os aspectos. Espero que voltemos a estar na frente. Todas as corridas este ano estão sendo apertadas", afirmou Raikkonen.

Nesta temporada, Raikkonen teve esperanças de conquistar a vitória no GP de Mônaco, quando faturou a pole position, mas viu as suas chances de ganhar serem arruinadas por um pit stop antes do desejado, o que abriu caminho para Vettel superá-lo em uma dobradinha da Ferrari. Naquele oportunidade, Raikkonen exibiu frustração com a estratégia adotada pela equipe italiana e não escondeu a sua decepção por não ter conseguido vencer.

Com 73 pontos, Raikkonen hoje e vê um pouco distante até mesmo do atual terceiro colocado do Mundial, o finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, que já somou 93. Já a distância para o vice-líder Hamilton é de 56 pontos.

Palco do GP do Azerbaijão, oitava etapa deste Mundial de F-1, Baku receberá os primeiros treinos livres para a prova às 6 horas (de Brasília) desta sexta-feira (23), enquanto a sessão de classificação para o grid será no sábado (24) às 10 horas, mesmo horário da largada da prova de domingo (25).