Londres - As últimas provas da Fórmula 1 têm ficado marcadas pelos toques dentro da pista e as trocas de farpas fora delas. Desde o GP do Azerbaijão, há pouco mais de um mês, foram vários os desentendimentos: entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, com um acusando o outro de ter provocado o choque de Baku; entre os finlandeses Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas e, mais recentemente, dentro da Red Bull, com Daniel Ricciardo reclamando de Max Verstappen.
Muitos desses problemas estão diretamente ligados ao relaxamento das punições, algo que foi pedido pelos pilotos ano passado e está em vigor desde o início da temporada. Os comissários passaram a fazer menos investigações e, de fato, o número de punições caiu: nas 11 primeiras etapas de 2017, foram 21 penas por infrações de pilotagem. Ano passado, foram 31 no mesmo período.
Tanto, que agora a reclamação tomou outra linha: ainda que aprovem o fato do número de punições e investigações ter caído, os pilotos pedem esclarecimentos sobre qual o limite.
"As regras mudaram um pouco nesse ano e acho que precisamos esclarecer melhor: podemos ir para fora dos limites de pista? Se pudermos, ótimo, todos vamos fazer como eles fizeram quando disputarmos. Ou devemos sempre nos manter dentro da pista. Só queria que ficasse mais claro exatamente o que podemos fazer.", explicou o francês Romain Grosjean.