Rio – Vasco e Botafogo, concorrentes diretos por uma vaga na próxima Copa Libertadores, se enfrentam hoje, às 21 horas, no Engenhão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico, no entanto, ficou em segundo plano por causa de um problema extracampo. O meia Juninho Pernambucano descumpriu as regras do Código Mundial Antidopagem, será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e pode pegar uma suspensão de até dois anos.
Juninho havia sido sorteado para o exame antidoping na partida diante da Ponte Preta, no último dia 23, mas não se dirigiu diretamente para a sala de coleta, como havia sido orientado. O meia vascaíno passou primeiro no vestiário do estádio Moisés Lucarelli, o que é proibido.
Por isso, o jogador pode ser considerado culpado de ter infringido dois artigos do código: recusar-se ou não apresentar uma justificativa válida a submeter-se a coleta de amostra após notificado de acordo com as regras antidoping; e adulteração ou tentativa de alteração de qualquer componente de controle.
A punição para estas infrações variam de uma simples advertência até suspensão por dois anos. Se pegar a pena máxima, Juninho pode ser obrigado a encerrar sua carreira. Apesar de ser um dos destaques do Campeonato Brasileiro, o jogador está com 37 anos e já sinalizou que poderia parar ao fim da próxima temporada.
Além destas acusações, Juninho ainda será julgado em um caso paralelo, por infringir o artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por "assumir qualquer conduta contrária à ética desportiva", que prevê suspensão de até seis partidas.
O julgamento do meia vascaíno acontecerá nesta sexta-feira, às 14 horas. Se for realmente suspenso por dois anos, o jogo desta quinta-feira, diante do Botafogo, pode ser o último de sua carreira.
Por também irem ao vestiário antes do exame antidoping, outros dois jogadores podem ser punidos por dois anos. O lateral-esquerdo Juan, do Santos, será julgado nesta quinta-feira, às 16h30, enquanto o goleiro Ricardo Berna, do Fluminense, também será ouvido às 14 horas desta sexta.

Desfalque
Além do problema com Juninho Pernambucano, que vai jogar mesmo com uma conjuntivite, o Vasco "ganhou" um outro, esse dentro de campo. O atacante Alecsandro não se recuperou de um estiramento na coxa direita e está fora do clássico. O técnico Marcelo Oliveira deve improvisar Carlos Alberto no ataque, ao lado de Eder Luis, já que Tenório também está lesionado.
No Botafogo, o técnico Oswaldo de Oliveira confirmou o retorno do meia Seedorf. No empate com o Grêmio, no domingo, o meia holandês ficou no banco porque estava gripado. Bruno Mendes, que marcou o gol salvador no empate com o Grêmio, pode ganhar sua primeira chance como titular.
O Vasco aparece na quinta colocação, com 50 pontos, a dois do São Paulo, o quarto colocado, enquanto o Botafogo é o oitavo, com 41 pontos.



NO RIO DE JANEIRO


Botafogo
Jefferson; John Lennon, Antonio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Renato, Seedorf e Fellype Gabriel; Bruno Mendes e Elkeson (Rafael Marques). Técnico: Oswaldo de Oliveira

Vasco
Fernando Prass; Jonas, Dedé, Douglas e Wendel; Nilton, Fellipe Bastos, Juninho e Felipe; Carlos Alberto e Eder Luís.
Técnico: Marcelo Oliveira

Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Estádio: Engenhão
Horário: 21 horas