São Paulo - Pressionado pela eliminação na Copa do Brasil e pela bronca de sua torcida, o São Paulo encerra a sua semana mais crítica com mais um duro desafio: recuperar-se no Campeonato Brasileiro diante do líder Cruzeiro jogando fora de casa - a partir das 16h20, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 7. rodada. O clube tricolor, que perdeu as suas três partidas longe do Morumbi, ocupa a oitava posição com nove pontos, a cinco do time mineiro.
A queda de Emerson Leão aliviou visivelmente o astral do elenco e os jogadores não escondem o clima de alegria. O ambiente com o antigo técnico vinha cada vez mais desgastado e os próprios atletas estavam insatisfeitos com a bagunça tática e falta de padrão de jogo, críticas recorrentes dos torcedores nos últimos tempos. Enquanto a diretoria procura um substituto, o auxiliar Milton Cruz dirige o time interinamente.
A saída de Emerson Leão também deve acarretar mudanças na equipe. Milton Cruz já avisou que vai trocar algumas peças e deve adotar o 3-5-2, mas não quis dar maiores detalhes. ''Posso trocar o esquema ou de repente repetir a formação contra a Portuguesa, mas com os jogadores fazendo outra função'', despistou. Paulo Miranda perde a vaga para João Felipe, que estava encostado. Edson Silva completa o trio defensivo. O meio de campo terá com Denilson, Maicon e Jadson.
Os jogadores admitem que o líder não seria o adversário ideal para tentar a recuperação, mas descartam ficar recuados para segurar o empate. Arrancar o primeiro ponto fora de casa, no entanto, não chega a ser visto como um mau resultado. ''Temos de ir para vencer. O Cruzeiro também não estava bem no primeiro semestre, mas agora está. Nós começamos mal, mas podemos terminar bem. Temos de ser inteligentes para jogar lá'', afirmou o zagueiro Rhodolfo.
O Cruzeiro recebe o São Paulo com esperança de quebrar um tabu para se manter invicto e continuar na primeira posição. Desde 2004 a equipe não vence o rival tricolor paulista em partidas do Brasileirão.
O técnico celeste, Celso Roth, confirmou que o jogo terá a estreia do zagueiro Rafael Donato. Ele entrará na vaga de Mateus, que está suspenso, com Léo mais uma vez improvisado na lateral.




EM BELO HORIZONTE

Cruzeiro

Fábio; Léo, Rafael Donato, Victorino e Everton; Leandro Guerreiro, Charles, Tinga (Willian Magrão) e Montillo; Fabinho e Wellington Paulista. Técnico: Celso Roth

São Paulo

Denis; João Filipe, Rhodolfo e Edson Silva; Douglas, Denilson, Maicon, Jadson e Cortez; Lucas e Luis Fabiano. Técnico: Milton Cruz (interino)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Estádio: Independência
Horário: 16h20