São Paulo - A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) marcou para o dia 20 de dezembro, às 14h, no Rio de Janeiro uma nova eleição. Segundo edital publicado nesta segunda-feira (4), as novas chapas candidatas precisam ser registradas até o dia 8 de dezembro. A Comissão Eleitoral vai ser formada pelo diretor jurídico da CBDA Marcelo Jucá, um representante do STJD e um da Comissão dos Atletas.
A marcação da nova eleição vem após uma cobrança da Fina (federação Internacional de Natação). A entidade havia reiterado que a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) deve promover novas eleições presidenciais, sob pena de receber sanção ou desfiliação.
O órgão não reconhece Miguel Cagnoni como presidente. Ele foi eleito em pleito em junho passado.
A eleição foi organizada por um interventor designado pela Justiça - o advogado carioca Gustavo Licks - depois que a juíza Simone Chevrand determinou o afastamento do líder da antiga cúpula da confederação, Coaracy Nunes.
Nunes e outros três dirigentes de sua gestão - Sérgio Alvarenga, Ricardo Cabral e Ricardo de Moura-foram presos pela Polícia Federal após investigação do Ministério Público Federal apontar que haviam desviado verbas públicas.