"Temos que dar um passo de cada vez para que o retorno não seja prematuro e gere outras lesões", disse o capitão Germano, que ainda não estreou no Brasileiro
"Temos que dar um passo de cada vez para que o retorno não seja prematuro e gere outras lesões", disse o capitão Germano, que ainda não estreou no Brasileiro | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube



A semana começou com dúvidas e problemas para o técnico Claudio Tencati para montar o Londrina, que enfrenta o Luverdense no próximo sábado (27), às 16h30, no Estádio do Café, pela terceira rodada da Série B. A preocupação maior é em relação ao meia Celsinho, que voltou de Pelotas (RS) com uma lesão muscular e pode ficar de fora do confronto.
O meia alviceleste está desde quinta-feira (18) no departamento médico e após um exame de imagem foi detectado um edema no músculo posterior da coxa esquerda. Celsinho não tem previsão de volta aos treinos e dificilmente jogará no sábado. As opções de Tencati para substituí-lo são Robinho, Marcinho ou Rafael Gava. Outro jogador da posição é Patrick Vieira. Porém, o meia do Palmeiras se recupera de dores no púbis e não tem data para estrear no LEC.
Quem também não treinou neste início de semana foi o centroavante Jonatas Belusso, que sofreu uma pancada nas costas diante do Brasil. A contusão, entretanto, não é grave e o jogador deve ser liberado para trabalhar a partir desta terça-feira (23). Com isso, Tencati poderá repetir a formação ofensiva com Artur, Belusso e Elton.
A notícia boa para o comandante alviceleste é que o lateral-esquerdo Ayrton já retornou aos treinamentos. O melhor jogador do Londrina até aqui na temporada ficou de fora do confronto no Rio Grande do Sul, em razão de dores no quadril. Se não sentir nada ao longo da semana, Ayrton volta ao time no lugar de Igor Miranda. "Vamos aguardar a sua evolução ao longo da semana", frisou o técnico Claudio Tencati.
Quem também está perto do retorno é o capitão Germano. Ausente desde o jogo contra o Atlético-PR, pela semifinal do Estadual, o volante já se recuperou de uma forte torção no tornozelo esquerdo. Mas, como não joga há um mês, Germano vai precisar de mais alguns dias de treino para recuperar a forma física. "Espero o mais rápido possível poder recuperar a forma física e estar à disposição do time. É lógico que a ansiedade é grande em pode voltar a jogar, mas nós temos que dar um passo de cada vez para que o retorno não seja prematuro e gere outras lesões", afirmou o capitão.
O departamento médico do LEC trabalha ainda na recuperação do volante França (púbis), do atacante Fabinho (quadril), do lateral-direito Raí, que será submetido a uma cirurgia no púbis, e do lateral-esquerdo Quaresma, que se recupera de uma intervenção cirúrgica no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, em fevereiro. Por isso, só deve retomar os treinos entre julho e agosto.
A outra mudança no time será no gol. Com a saída do titular Zé Carlos, Alan e Cesar disputam a camisa 1 alviceleste.