São Paulo – A FPF (Federação Peruana de Futebol) enviou documento à Fifa para externar sua reprovação quanto à possibilidade do duelo contra a seleção da Argentina ocorrer na Bombonera. Na carta apresentada à secretaria da Fifa, os peruanos alegam que o estádio não oferece segurança para uma partida de Eliminatórias da Copa do Mundo. A FPF cita o episódio entre Boca Juniors e River Plate, em 2015, quando um torcedor atirou gás de pimenta no túnel que dava acesso aos atletas do River ao campo.

A Argentina selecionou três estádios para abrigar a partida contra o Peru, sendo um deles a Bombonera. O técnico Jorge Sampaoli diz ser favorável à escolha do caldeirão do Boca para a partida decisiva pelas Eliminatórias Sul-americanas.

A AFA (Associação Argentina de Futebol) solicitou oficialmente à Conmebol que habilite os estádios de Boca Juniors e Rosario Central para a partida decisiva das Eliminatórias da Copa, diante do Peru, em 5 de outubro. Caso a entidade sul-americana aceite o pedido, os argentinos terão que escolher o local da partida - o Monumental de Nuñez, casa do River Plate, já está habilitado.

O pedido pela habilitação de La Bombonera, mítica casa do Boca Juniors, e do Gigante de Arroyito, acanhado alçapão do Rosario, acontece depois das críticas em relação ao comportamento passivo da torcida no Monumental de Nuñez durante o empate com a Venezuela na semana que passou.

Com dois empates nas últimas duas rodadas, a Argentina permanece na quinta colocação das Eliminatórias. O time comandado pelo técnico Jorge Sampaoli soma 24 pontos e hoje ocupa o posto que será direcionado para brigar pela vaga através da repescagem (contra um representante da Oceania). Por enquanto, o Brasil é o único país classificado na região. Neste momento, Uruguai, Colômbia e Peru ocupam a zona de classificação para o Mundial na Rússia.

Depois do compromisso em casa contra o Peru, os argentinos fecham a participação nas Eliminatórias contra o Equador, em Quito. A partida está marcada para o dia 10 de outubro.