Guardem bem este nome: Gabriela Yumi. A jovem ciclista de apenas 17 anos é uma verdadeira colecionadora de medalhas e já entrou para a lista de promessas do esporte brasileiro para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.
No último final de semana, ela foi o principal destaque da delegação brasileira ao garantir as duas únicas medalhas do time nacional no Campeonato Pan-Americano Júnior de Ciclismo, disputado na Guatemala. Gabriela faturou o ouro na prova de Keirin e uma prata na de velocidade.
A velocista, que treina forte há apenas dois anos e disputou o seu primeiro Pan, comemorou muito a conquista. ''Essa vitória é muito especial em minha carreira. Conseguir duas medalhas no meu primeiro Pan-Americano, sendo uma de ouro, é muito emocionante. Só tenho a agradecer a todas as pessoas que me apoiaram e principalmente a Confederação Brasileira de Ciclismo por ter me escolhido para fazer parte desse projeto de pista que tem como objetivo as Olimpíadas do Rio em 2016'', disse Gabriela, que é natural de Paranavaí e atualmente treina em Maringá.
Técnico da seleção brasileira, o londrinense Émerson Silva elogiou bastante a novata e disse não ter dúvidas de que ela pode ser um grande nome para a modalidade nos próximos anos. ''Além do talento nato, ela é uma pessoa muito determinada e consciente de suas atitudes'', destaca o treinador, responsável pelos times júnior e adulto da seleção nacional.
A Keirin é uma das provas do ciclismo olímpico que consiste em oito voltas na pista de 250 metros. Nas primeiras cinco voltas e meia (1.375 metros), os atletas pedalam atrás de uma bicicleta motorizada, que dita o ritmo até que os atletas cheguem aos 45 km/h. Após esse momento, a ''pace bike'' sai da pista e os ciclistas disputam a medalha nas últimas duas voltas e meia (625 metros).