Bruno Henrique, Ricardo Oliveira e Lucas Lima comemoram: vitória no clássico para embalar no Brasileirão
Bruno Henrique, Ricardo Oliveira e Lucas Lima comemoram: vitória no clássico para embalar no Brasileirão | Foto: Rodrigo Gazzanel/Estadão Conteúdo



São Paulo – O Santos cumpriu o objetivo de se aproximar do líder ao vencer o Corinthians por 2 a 0 no domingo (10), no estádio da Vila Belmiro, em Santos, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A diferença entre os dois times ainda é grande, mas caiu de 12 para nove pontos (50 a 41) e pode criar um novo cenário.

O Santos também já soma 16 jogos de invencibilidade, dos quais 13 no Nacional. O clube ainda se aproximou do Grêmio, vice-líder com 43, e abalou a confiança do rival de ontem. Em quatro jogos no returno, a equipe comandada pelo técnico Fábio Carille já soma três derrotas. A preocupação só não é maior porque o Grêmio perdeu na rodada por 1 a 0 para o Vasco, no sábado, 9, no Rio.

O Santos se propôs a manter a posse de bola e acelerar as jogadas. A estratégia era pressionar desde o início da jogada e atuar pelo lado esquerdo. O Corinthians se colocou no papel de esperar o erro do adversário para o contra-ataque.

O Santos foi mais objetivo e exigiu duas boas defesas de Cássio. Após escanteio aos 7 minutos, Ricardo Oliveira desviou de cabeça e Cássio espalmou. Aos 42, na pequena área, o mesmo centroavante finalizou sozinho, a queima-roupa, mas o arqueiro corintiano salvou.

O Corinthians parecia desligado e errou muitas jogadas nas quais não costumava dar chances aos adversários no primeiro turno. Um exemplo claro foi quando, na metade do primeiro tempo, armou um contra-ataque com seis jogadores contra quatro santistas, mas finalizou mal.

Na segunda etapa, a partida ganhou em emoção. Logo no início, Romero chutou forte, do meio da área, e Vanderlei fez grande defesa. Os visitantes tomaram a iniciativa e sucumbiram então ao próprio veneno. Em um contra-ataque aos 12, Bruno Henrique ganhou de Fagner e tocou na área. A zaga cortou mal e deixou a bola fácil para Lucas Lima fazer o primeiro gol dele na competição.

Fábio Carille modificou o time, mas o Corinthians não conseguiu criar chances claras. Desorganizado, algo raro no torneio, deu espaços e permitiu que o rival usasse o contra-ataque de novo aos 47, quando Lucas Lima lançou Bruno Henrique, que tocou para Ricardo Oliveira fechar o placar.

Na próxima rodada, o Santos visitará o Botafogo às 19 horas de sábado, 16. O Corinthians receberá o Vasco no dia seguinte, às 16 horas.

Carille mostra preocupação

Santos - O técnico Fábio Carille mostrou preocupação após a derrota do Corinthians para o Santos por 2 a 0, no domingo (10), no estádio da Vila Belmiro, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Sempre com o semblante carregado, como é habitual, o treinador afirmou que não está satisfeito com o desempenho no segundo turno. "Se quisermos algo no campeonato, temos de melhorar. Não é o segundo turno que queríamos mostrar. Em quatro partidas, temos uma vitória e três derrotas", disse. "O resultado não foi o que viemos buscar aqui. Criamos oportunidade e não conseguimos marcar", analisou o treinador.

Na avaliação de Fábio Carille, o time errou muitos passes, com 34 ao todo. "Os dois gols do Santos saíram em passes errados nossos. Mas não fomos mal. Fizemos um bom jogo, conseguimos triangular, chegar ao fundo, mas não tivemos sucesso. Podem esperar que vamos melhorar", prometeu.

Apesar da queda de desempenho, o Corinthians ainda tem uma boa vantagem de sete pontos para o Grêmio (50 a 43). "Não é fácil tirar sete pontos de vantagem. Tivemos resultados anormais que nos atrapalharam. Fiquei muito chateado pela derrota para o Vitória. Perder na Vila Belmiro não é o mesmo caso", afirmou Fábio Carille.

Para o atacante Jô, a vantagem corintiana ainda é tranquila na liderança, mas o time precisa trabalhar. " Faltam algumas rodadas, mas ainda estamos muito tranquilos na frente. É trabalhar e melhorar", afirmou o atacante. (AE)