São Paulo - O Palmeiras completou neste domingo 98 anos de fundação, mas o momento não é para festa. O time terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na zona de rebaixamento e com um recorde negativo. Desde a mudança do formato da competição para pontos corridos, em 2003, o time nunca foi tão mal na primeira metade da competição. Foram apenas 16 pontos conquistados, com um aproveitamento de apenas 28%.
O pior desempenho anterior tinha sido em 2010, quando a equipe somou 24 pontos, 42,1% dos pontos possíveis no primeiro turno. E a melhor marca foi em 2009, quando fez 37 pontos e teve 64,9% de aproveitamento.
A situação preocupa jogadores e Felipão. Embora ainda falte um turno inteiro, a falta de resultados preocupa os palmeirenses, que esperam novos tempos com o início do segundo turno. ''Só depende da gente para reverter essa situação. Agora vamos começar uma nova fase e esperamos retomar o caminho das vitórias'', disse o zagueiro Henrique, um dos líderes do elenco e que se tornou capitão porque Marcos Assunção está fora de combate recuperando-se de uma artroscopia no joelho direito.
O maior problema para Felipão no momento é o excesso de desfalques por causa de lesões. Contra o Santos, por exemplo, o treinador não pôde contar com 11 jogadores.