São Paulo - A Fifa divulgou na sexta-feira (22) os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo. Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar foram os selecionados. O anúncio do melhor atleta do planeta acontece no dia 23 de outubro, em Londres. Neymar retorna ao prêmio Fifa após ficar ausente no ano passado. Em 2015, o atacante brasileiro disputou também com Messi e CR7, perdendo a disputa para o craque argentino. Em 2016, Cristiano Ronaldo e Messi disputaram com Antoine Griezmann. Messi coleciona cinco troféus de melhor do mundo. Cristiano tem quatro.

A conquista do inédito prêmio de melhor do mundo seduz Neymar. Além do alto investimento feito pelo PSG para tirá-lo do Barcelona (222 milhões de euros), Neymar via no clube parisiense a chance de ser a principal estrela. No Barça, Neymar tinha a companhia de Messi. A definição do vencedor será feita da seguinte forma: 50% dos votos serão através de votação do público e 200 jornalistas. A outra metade conforme votação de técnicos e jogadores. Antes de divulgar os três finalistas, a Fifa havia relacionado 24 atletas. Na pré-relação constava dois brasileiros: Neymar e Marcelo.

O camisa 10 do PSG apresentou dores no pé direito e não foi relacionado para a partida deste sábado (23) contra o Montpellier. O brasileiro fez quatro gols em suas cinco primeiras partida com o PSG e ficará de fora de seu primeiro jogo desde que foi contratado.

A lesão não coloca em risco sua participação no primeiro grande encontro da temporada para o Paris Saint-Germain, a partida de quarta-feira (27) no Parque dos Príncipes, contra o Bayern de Munique pela Liga de Campeões. Em sua conta no Snapchat, o jogador postou uma foto com uma bandagem no pé direito, desejando feliz aniversário a seu compatriota e capitão Thiago Silva.

TITE FICA DE FORA
Neste ano, a Fifa também dará medalha ao melhor goleiro. Neuer, Buffon e Navas disputarão a taça. Pouco antes de apresentar os três finalistas à melhor jogador, a Fifa comunicou os três finalistas ao prêmio de melhor técnico do ano. Zinedine Zidane, Antonio Conte e Massimiliano Allegri disputarão o troféu. Na primeira lista, com vários técnicos, o técnico da seleção brasileira Tite estava na relação. Além de melhor jogador, a Fifa selecionou os indicados ao prêmio de melhor atleta do mundo, melhor técnico de futebol feminino e o gol mais bonito.