Sem a parceria com LA Sports, que geriu o clube nos últimos anos, o Operário entra no Campeonato Paranaense com um elenco mais modesto, mas com o mesmo objetivo: buscar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e garantir calendário no segundo semestre. No ano passado, o Fantasma começou mal, se reergueu com a chegada do gaúcho Paulo Turra para o comando técnico, mas vacilou no final e perdeu a concorrência para o J.Malucelli.
Para tentar se dar bem, o clube apostou em um velho conhecido do futebol paranaense: o técnico Gilberto Pereira, que volta ao estado depois de duas temporadas trabalhando no Atlético Goianiense. O comandante acumula passagens pela extinta Adap, de Campo Mourão, onde foi vice-campeão estadual em 2006, Coritiba, Londrina, Nacional, Cianorte e Iraty, clube com o qual foi campeão do interior em 2011, em seu último trabalho no Paraná.
Com a saída da parceira em 2013, o grupo de jogadores mudou bastante e tem poucos remanescentes. Entre eles, estão o lateral Correia e o meia Sidney. O atacante Ícaro, artilheiro da equipe no estadual de 2011, com sete gols, está de volta. "É um time humilde, com vários jogadores jovens que vieram de outros centros e que tem potencial para crescer durante a competição. Acredito que vamos dar trabalho", afirmou Pereira, que conta ainda com o atacante Abuda, ex-Corinthians.
Cauteloso com a nova fórmula, o comandante prefere dividir as metas em partes. A primeira delas, segundo ele, é conseguir uma vaga para os playoffs da segunda fase. "Depois vamos pensar em um lugar entre os quatro". A folha de pagamento do clube para o estadual gira em torno de R$ 160 mil. Em sua estreia, o Operário recebe o Toledo, em Ponta Grossa, domingo, às 17 horas.