Única mudança obrigatória será a entrada de Gava no lugar do suspenso Jardel; Safira começa no banco
Única mudança obrigatória será a entrada de Gava no lugar do suspenso Jardel; Safira começa no banco | Foto: Marcos Zanutto



O ditado que em time que está ganhando não se mexe é levado ao pé da letra pelo técnico Claudio Tencati para escalar o Londrina no confronto contra o Paraná, no sábado (16), na Vila Capanema, em Curitiba.

Na realidade, o treinador fará uma mudança obrigatória, que não altera a forma como a equipe está atuando. Sem Jardel, suspenso com o terceiro cartão amarelo, Tencati escolheu Rafael Gava para ser o seu substituto. O time segue jogando no 4-4-2. "A nossa formação tática não muda e apenas trocamos um jogador por outro com características semelhantes", frisou o comandante alviceleste. Com esta maneira de jogar, o LEC venceu Fluminense, Cruzeiro, nos pênaltis, e Ceará.

Rafael Gava treinou durante toda a semana entre os titulares e ganhou a concorrência com Bidía para começar jogando no sábado. "Com o Elias (Bidía) eu perco um pouco a criatividade. O Gava é um organizador, passa bem, além de marcar. Nos últimos jogos entrou e correspondeu e é o meia armador que precisamos neste momento".

Apesar da fase iluminada, o atacante Safira continua fora da equipe titular e vai seguir como opção para o decorrer do jogo. Segundo Tencati, o jogador ainda sente um incômodo de uma antiga lesão no quadril e não suporta atuar 90 minutos. O treinador mantém a cautela também por ser um jogo fora de casa, diante de um rival que faz boa campanha. "Se fosse um jogo aqui certamente ele começaria jogando, mas taticamente ele não se encaixa porque ficaríamos com quatro jogadores de ataque sem efetividade na marcação e temos que ter alguns cuidados em razão da fase que atravessa o adversário", apontou. O Paraná tem a segunda melhor campanha como mandante, com um retrospecto de oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota. "O Safira está em um momento para entrar no decorrer do jogo, está com esta estrela e não quero perder isso".

Para o volante Germano, Rafael Gava tem tudo para fazer um bom jogo já que está adaptado a forma da equipe atuar. "Independentemente de quem assumir a vaga, já conhece o sistema e o Gava já jogou um bom tempo e domina aquele espaço. Não vejo dificuldade alguma dele suprir esta ausência e dar conta do recado", afirmou.

A delegação do Londrina viajou na tarde de quinta-feira (14) para Curitiba e nesta sexta (15) faz um último treino no CT do Coritiba. O time vai a campo com César; Reginaldo, Édson Silva, Dirceu e Ayrton. Germano, Romulo, Rafael Gava e Celsinho. Artur e Carlos Henrique.

Tencati cobra identificação de torcedores em confusão
O técnico Claudio Tencati e o volante Germano lamentaram a denúncia contra o Londrina no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pela confusão entre torcedores no jogo diante do Ceará, no sábado (9), no estádio do Café. Os dois mostraram preocupação também quanto a uma possível punição ao clube.

"O Londrina é reincidente e já tem um histórico anterior. Para mim, a falha foi não ter identificado e retirado os responsáveis. Deveria ter sido feito um boletim de ocorrência para isentar o clube. Somos contra qualquer tipo de violência e queremos que o torcedor continue indo ao estádio para fazer o espetáculo dos últimos jogos", frisou Tencati. "Em caso de punição, o nosso prejuízo será grande até porque agora que conseguimos mudar aquela chave de não ganhar em casa".

Para Germano é difícil entender este tipo de comportamento do torcedor e ele espera que o clima seja de paz no jogo de sábado (16) contra o Paraná, em Curitiba. "Foi lamentável o que aconteceu mesmo diante de tantos pronunciamentos pedindo paz. Não há necessidade de briga e confronto já que a rivalidade deve ficar apenas dentro de campo. Espero que a torcida vá só para nos apoiar no próximo jogo", comentou.

O LEC foi denunciado no artigo 213 - deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto – e a pena pode variar de R$ 100 a R$ 100 mil e ainda com a perda do mando de campo de uma a dez partidas. O julgamento acontece na segunda-feira (18). (L.F.C.)