Clássico teve gol de cabeça são-paulino anulado por causa de falta no goleiro Cássio; volante Gabriel pode pegar gancho por gesto obsceno
Clássico teve gol de cabeça são-paulino anulado por causa de falta no goleiro Cássio; volante Gabriel pode pegar gancho por gesto obsceno | Foto: Gero Rodrigues/Estadão Conteúdo



São Paulo - Os árbitros de vídeo não serão utilizados nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. A novidade tecnológica só deverá ser colocada em prática depois de 11 de outubro, quando todos os profissionais terão finalizados um curso que pretende capacitá-los a usar todos os equipamentos. A ideia é tentar evitar que falhas como as que ocorreram nos últimos finais de semana voltem a tomar conta das manchetes.

Uma das preocupações da CBF é conseguir fazer com que as decisões tomadas através das imagens de vídeo sejam rápidas, para evitar que a partida fique paralisada por muito tempo enquanto a arbitragem discute o lance e revê a jogada. No último final de semana não faltou polêmica. Houve grande discussão em pelo menos cinco das dez partidas realizadas na Série A do Brasileirão.

A principal delas, o clássico entre São Paulo e Corinthians, no Morumbi, teve pelo menos cinco jogadas criticadas pelos mandantes, que enviarão uma reclamação para a CBF nos próximos dias. O time reclama de um pênalti não marcado no primeiro tempo (mão de Pablo), uma falta de Rodriguinho em Júnior Tavares (no lance que culminou no gol corintiano), o gol de Militão (anulado, depois que a arbitragem entendeu que Pratto fez falta em Cássio), um pisão de Maycon no braço de Petros e uma bola recuada por Pablo para o goleiro alvinegro.

As constantes reclamações intensificaram internamente cobranças para que a diretoria seja mais incisiva quando entender que o time foi prejudicado. Na avaliação de alguns conselheiros do clube, a CBF deveria ter sido pressionada anteriormente.

GANCHO
Um outro fato que criou polêmica foi o volante Gabriel ter feito um gesto obsceno para a torcida. O STJD vai analisar as imagens e até o final da semana deve denunciar o corintiano, que será enquadrado no artigo 258-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: provocar o público durante a partida. O atleta pode ser suspenso de duas a seis partidas.

Na segunda-feira (25), Luiz Flávio de Oliveira foi o sorteado para apitar a decisão da Copa do Brasil entre Cruzeiro e Flamengo, quarta-feira (27), às 21h45, no Mineirão. Foi ele que apitou Bahia x Grêmio e marcou um discutível pênalti de Edilson sobre Allione. A CBF já havia adiantado que não colocaria o árbitro de vídeo na final da competição nacional.

No Corinthians, a ordem na diretoria é blindar o elenco em relação ao assunto e deixar claro que a preocupação deles deve ser apenas jogar, somar pontos e evitar que os concorrentes se aproximem na classificação do Brasileiro.