Zé Rafael se tornou o principal jogador alviceleste no returno e marcou dois golaços no último sábado
Zé Rafael se tornou o principal jogador alviceleste no returno e marcou dois golaços no último sábado | Foto: Marcos Zanutto



"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu". O versículo bíblico do livro de Eclesiastes, postado pelo jogador Zé Rafael em sua página no Facebook após a vitória do Tuba, mostra bem a fase que o jogador está vivendo no segundo turno. Sem dúvida, o tempo dele é agora.
O meio campista tem se mostrado decisivo com suas jogadas individuais, agressividade no ataque e quatro gols marcados até agora na Série B. Aliás, se o torcedor puxar pela memória, são só golaços. No primeiro turno, o gol veio depois de passe de letra de Itamar. Os outros três vieram agora na boa fase das últimas rodadas: finalização perfeita em meio a três jogadores na vitória frente ao Joinville no Café e no último sábado, contra o Vila Nova, mostrando frieza e técnica nas duas pinturas marcadas.
O técnico, Claudio Tencati, não poupou elogios ao jogador após a última vitória. "O Zé quando pega essa bola no 'um contra um' é um jogador diferente. Tem seu lado individual, força e técnica. Nós instigamos a individualidade, pois o futebol tem seu lado coletivo, mas o individual precisa aparecer para furar um bloqueio do adversário e criar uma situação diferente", salientou.
Por um período do campeonato, Tencati relata que o jogador estava jogando bem, mas a ansiedade dele em fazer os gols estava atrapalhando. O treinador relembrou um lance contra o Tupi, na qual o meia poderia ter passado ao atacante Bruno Batata, mas preferiu finalização. "Eu disse a ele que o importante era ele continuar com as boas atuações e o gol iria sair naturalmente. As oportunidades surgiram e a frieza e capacidade dele fizeram a diferença".
Sem dúvida, segundo o comandante, foi a atitude de jogador que mudou neste segundo turno. "Ele seguiu nossas instruções e cresceu muito neste returno, depois de oscilar bastante no primeiro turno. Precisamos exaltar o que ele está fazendo agora". (V.L.)