A notícia que tanto afligia a torcida do Londrina se concretizou na quinta-feira (3). O centroavante Jonatas Belusso se desligou do clube e vai jogar no Al Shabab da Arábia Saudita. Foi a segunda proposta que o artilheiro da Série B recebeu em um intervalo de poucas semanas e desta vez o LEC não conseguiu segurá-lo. O alviceleste garantiu que já está no mercado para buscar um substituto para o atacante.

A saída do jogador foi oficializada na tarde de quinta em uma entrevista coletiva marcada às pressas e que contou com a participação do gestor Sérgio Malucelli e do artilheiro. O empresário relatou que a negociação foi muita rápida já que a proposta do clube árabe chegou na segunda-feira (31), na véspera do confronto contra o América Mineiro, e a saída foi fechada na noite de quarta-feira (2).

"Não era a nossa vontade, mas não é tudo que a gente quer que acontece. Tinha assumido um compromisso com o procurador dele que se surgisse algo interessante eu o liberaria. E neste caso tinha a vontade também do jogador. Não havia o que fazer", lamentou o gestor. O atacante vai assinar um contrato de um ano, com possibilidade de renovação por mais um. A transferência foi intermediada pelo ex-volante Magrão, que atuou no Palmeiras.

Artilheiro isolado da Série B, com 11 gols, Belusso já havia recebido uma proposta tentadora da Coreia do Sul há algumas semanas, mas na oportunidade o Londrina conseguiu demovê-lo do desejo de sair. "Foi uma opção minha sair. Já tinha surgido algumas situações anteriores e agora conversei com a minha família, a minha esposa e decidimos optar por esta transferência levando em conta os aspectos da minha carreira", afirmou o jogador, de 29 anos. "Agradeço ao Sérgio (Malucelli) que cumpriu o acordo que havia feito com meu procurador e me liberou".



Camisa 9 se despediu do elenco alviceleste na tarde de quinta-feira; última partida foi marcada por expulsão após apito final
Camisa 9 se despediu do elenco alviceleste na tarde de quinta-feira; última partida foi marcada por expulsão após apito final | Foto: Gustavo Oliveira



Como os direitos econômicos pertencem ao próprio jogador e não havia uma multa rescisória no contrato em caso de saída antes de novembro, quando terminava o vínculo com o alviceleste, o Londrina vai receber apenas uma porcentagem pelo direito de vitrine. "Nosso acordo era de 30%, mas conseguimos um valor um pouco maior. De qualquer forma, dificilmente, vamos conseguir trazer outro jogador do mesmo nível com este dinheiro", apontou Malucelli. A FOLHA apurou que o LEC vai receber US$ 100 mil (R$ 311 mil).
Jonatas Belusso nem participou dos treinos da quinta-feira e no fim da tarde se despediu dos demais jogadores e dos membros da comissão técnica. "Quero agradecer ao Londrina, que me abriu as portas e acreditou no meu potencial. Agradecer aos colegas e ao Tencati, que acrescentou muito na minha carreira e nos números que consegui aqui", ressaltou. "Só tive coisas boas aqui e minha adaptação foi muito rápida. Minha família gostava muito da cidade e me cortou o coração quando levei minha filha para se despedir da escola. Mas, precisava tomar uma decisão pelo bem da minha família e foi isso que fiz".

Malucelli reconheceu que não será fácil encontrar um outro atacante neste momento da temporada, mas garantiu que o clube vai trazer um jogador para suprir a saída do seu artilheiro. "Da Série A é difícil liberar, da Série B não é fácil encontrar alguém que ainda não tenha feito sete partidas e não se pode trazer mais ninguém de fora. Então vamos procurar na Série C ou D. Esperamos anunciar alguém até a semana que vem".