Suzuka, Japão - O alemão Michael Schumacher anunciou ontem, no circuito de Suzuka, que vai se aposentar da Fórmula 1 após o encerramento da temporada 2012. O heptacampeão mundial já havia deixado a categoria em 2006, mas retornou em 2010, sem, porém, conseguir repetir o sucesso anterior. Agora, a sua saída é definitiva.
O anúncio de Schumacher acontece uma semana depois da Mercedes confirmar a contratação do britânico Lewis Hamilton, que está na McLaren, para a próxima temporada da Fórmula 1, quando substituirá o alemão. Sem vaga na sua atual equipe, Schumacher passou a ser especulado na Sauber, mas agora o veterano, de 43 anos, encerrou os rumores ao confirmar a sua saída definitiva da Fórmula 1.
"Basicamente, eu decidi me aposentar no final do ano", disse Schumacher, em Suzuka, onde disputará o GP do Japão no domingo. "Embora eu seja capaz de competir com os melhores pilotos do mundo, é hora de dizer adeus e desta vez pode ser para sempre".
Schumacher é o maior campeão da história da Fórmula 1 e também possui o recorde de vitórias, com 91. O alemão estreou em 1991 e conquistou dois títulos com a Benetton. Depois, faturou outros cinco campeonatos pela Ferrari. Neste seu retorno, pela Mercedes, ele conseguiu resultados abaixo do esperado, tanto que só subiu ao pódio uma vez.
"Sem dúvida que não alcançamos nossos objetivos de desenvolver um carro para lutar pelo título mundial", disse Schumacher. "Mas está também muito claro que eu estou muito feliz com os meus resultados em geral".
Ross Brawn, atual chefe da Mercedes, homenageou Schumacher. O dirigente foi o estrategista da Ferrari no período em que o alemão dominou a Fórmula 1. "Ele é o piloto mais corajoso do século", disse Brawn. "E eu me sinto muito privilegiado por ter trabalhado com Michael desde o início".
Schumacher explicou que ainda não decidiu o que vai fazer após a temporada, dizendo que só quer se concentrar nas últimas seis corridas. Neste fim de semana, ele perderá 10 posições no grid de largada do GP do Japão em razão da batida em Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso, durante o GP de Cingapura. "Não há nenhuma necessidade de tomar uma decisão agora", disse Schumacher. "Eu tenho opções, obviamente, mas o que será, será feita no tempo certo".
Schumacher revelou que considerou se aposentar antes mesmo do anúncio da contratação de Hamilton pela Mercedes. "Durante o mês passado, eu não tinha certeza se eu ainda tinha a motivação e a energia necessárias para continuar", disse. "Não é meu estilo fazer algo em que eu não estou 100%".
O alemão também possui o maior recorde de vitórias em uma única temporada, com 13, em 2004. Em 2002, ele se tornou o único piloto na história a terminar entre os três primeiros colocados em todas as corridas de um campeonato da Fórmula 1.
Mesmo que seu retorno não tenha sido como esperado, Schumacher garantiu ter aprendido com a experiência. "Nos últimos seis anos, tenho aprendido muito", disse. "Por exemplo, você pode se abrir sem perder o foco, a derrota pode ser mais difícil e instrutiva do que ganhar, que é algo que eu perdi de vista nos primeiros anos".

Imagem ilustrativa da imagem O adeus definitivo do campeão