Imagem ilustrativa da imagem Novos baianos
| Foto: Dhavid Normando/Futura Press/ Folhapress
"Dessa vez entrei com muito mais vontade de ser campeão", afirmou Conceição que disputou a sua terceira Olimpíada
Imagem ilustrativa da imagem Novos baianos



Rio de Janeiro - O brasileiro Robson Conceição conquistou a medalha de ouro na categoria peso leve (até 60 kg) dos Jogos Olímpicos Rio-2016 ao derrotar o francês Sofiane Oumiha por decisão unânime na final, na noite de ontem.
Este é o primeiro título do boxe brasileiro em Jogos Olímpicos. A modalidade soma agora cinco medalhas na história: uma de ouro, uma de prata e três de bronze.
A vitória do brasileiro foi incontestável. Com o Pavilhão 6 do Riocentro lotado, a torcida saudou Robson na entrada com o grito de "o campeão chegou", enquanto o francês foi recepcionado com o já tradicional "uh vai morrer" que marcou o torneio de boxe olímpico.
O brasileiro foi para cima do francês, empurrado pela torcida, que fez a contagem regressiva no final do terceiro round e começou a gritar "é campeão" antes mesmo do anúncio oficial.
Robson disputou no Rio de Janeiro sua terceira Olimpíada, depois de cair logo na primeira luta em Pequim-2008 e Londres-2012, nas duas oportunidades em combates contra pugilistas da casa.
O baiano, de 27 anos, cumpriu a promessa à filha Sophia, que está prestes a completar dois anos: uma medalha olímpica de presente. Após a vitória, o pugilista correu para os braços da esposa e da filha para celebrar o título.
"Dessa vez entrei com muito mais vontade de ser campeão. Antes eu era muito mais novo. Consegui ganhar experiência graças a todos que me ajudaram", afirmou o lutador, em entrevista ao SporTV.
O triunfo de Robson também redime a derrota brasileira na final dos Jogos de 2012, quando Esquiva Falcão foi derrotado pelo japonês Ryota Murata em decisão polêmica da arbitragem.
"No Brasil, tem muito treinador que dá a vida eu boxe. Tem muita gente que vive para o boxe e que está comemorando junto hoje [terça]. Robson lutou por esses caras, lutou por todos eles. Ele é dedicado. Ele nasceu para ser campeão", disse Mateus Alves. (Com Folhapress)